Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso.

A população está envelhecendo e isso não é nenhuma novidade. Ao contrário, essa é uma tendência global, países desenvolvidos como o japão já passaram por isso e agora é a vez de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. À medida que essa tendência progride, se faz crucial o direcionamento de recursos, atenção e cuidados para a população idosa. Nesse sentido, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança seu curso técnico com foco no cuidado do idoso. Ele se destina principalmente a alunos matriculados no ensino médio da rede pública e para jovens e adultos do ensino médio.

A predileção da universidade é por pessoas que frequentam algum programa da própria instituição. Ao todo serão 40 vagas na modalidade PROEJA (modalidade do Ensino de Jovens Adultos voltada para sua profissionalização) para alunos regularizados no núcleo de ensino de jovens adultos da universidade. Foi estabelecido uma carga horária de 1.200 horas num período aproximado de 18 meses, além disso, há a possibilidade de redução dessa carga horária a depender de aprovação. Somente lembrando que, este curso atende as escolas Antônia Rangel; Débora Duarte e Professor Geraldo Lafayette.

O interessado deverá realizar sua inscrição a partir da qual será iniciado o processo de seleção. Em termos simples, o candidato deverá fazer uma produção de texto escolhendo um dos temas dados (“Educação em Saúde e importância do cuidar durante o processo de envelhecimento” ou “Redes sociais e saúde mental”). A produção não deverá ultrapassar o limite estipulado de 30 linhas. Os resultados serão divulgados no dia 18 de fevereiro e as matrículas dos aprovados deverão ser feitas presencialmente no CPT-ES da UFPB em João Pessoa.

Passado essa etapa, o candidato aprovado gozará de inúmeros benefícios. O primeiro deles é estudar numa instituição com boa condição estrutural e tecnologias modernas – o aluno terá apoio de um laboratório de anatomia e estudará as mudanças provocadas pelo envelhecimento, para ter uma visão mais ampla de todo o processo – o aluno também poderá acessar o mercado de trabalho com essa habilidade adquirida e validada, o que é muito importante pensando em remuneração e construção de carreira, por último, terá o entendimento e uma noção aprofundada suficiente para um cuidado humano e apropriado às necessidades e dificuldades que a velhice impõe.

Por isso, caso tenha se interessado em participar dessa iniciativa da Universidade Federal da Paraíba, consulte o edital disponível no site da instituição ou então clicando aqui e se inscreva. É uma oportunidade ótima na qual tanto sociedade, quanto universidade e indivíduos saem ganhando.

Compartilhe

Posts Recentes

Educação acessível e gratuita: explore os cursos da Fundação Bradesco

Com mais de 70 opções de cursos gratuitos online, a Fundação Bradesco oferece flexibilidade e… Leia Mais

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais