Estão abertas as inscrições para Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional em Guarujá. Veja como se inscrever.

Na última segunda-feira, dia 17, a Prefeitura de Guarujá, São Paulo, anunciou a abertura de novas oportunidades para candidatos interessados em cursos de qualificação profissional.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) da cidade, os candidatos poderão concorrer para 300 vagas que se encontram distribuídas entre 5 cursos de nível técnico. Ainda segundo a Seduc de Guarujá, a oferta é da Escola Municipal 1° de Maio, situada no Jardim Boa Esperança.

Detalhes sobre os cursos disponíveis

As vagas citadas foram direcionadas para os cursos de Mecânica, Meio Ambiente (com foco em Química do Meio Ambiente), Química, Contabilidade e Administração. Para cada curso são ofertadas 50 vagas. Há oportunidades para o turno da tarde e a noite.

Importante: o candidato precisa estar atento aos documentos exigidos no ato da matrícula. Por exemplo, é necessário apresentar a declaração de matricula no 2° ou 3° do Ensino Médio do ano corrente ou o certificado de conclusão do ensino médio. Também será pedido a CNH ou RG, bem como o laudo médico, este último para o caso dos candidatos portadores de necessidades especiais.

Importante: o candidato precisa estar cursando o ensino médio ou já ter concluído.

No dia 5 de novembro, a Prefeitura do Guarujá publicará no Diário Oficial do Município informações detalhadas sobre os locais e datas das provas. Aliás, sobre os testes, a organização do processo seletivo informou que ela será composta por 30 questões, todas de múltipla escolha. Serão 15 questões de matemática e 15 questões de língua portuguesa.

A previsão é de que o gabarito oficial seja divulgado no dia 29 de novembro. A primeira chamada dos classificados ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2022.

O que são cursos técnicos

Os cursos técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro. Diferentemente do que ocorre em uma graduação, que visa aprofundar o conhecimento dos estudantes em uma área, o técnico tem como foco o aprendizado voltado ao mercado de trabalho.

Sendo assim, os cursos técnicos se situam entre a formação de nível médio e superior. Aliás, eles podem ser realizados ainda enquanto o aluno está cursando o colegial, com a integração das disciplinas do curso técnico e as matérias regulares do Ensino Médio.

É importante ressaltar que os técnicos não tem o valor de uma graduação. Isso significa que para ter um diploma de nível superior é preciso concluir um curso em uma universidade ou uma faculdade.

Para saber mais, acesse https://www.guaruja.sp.gov.br/

Compartilhe

Posts Recentes

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais