2500 vagas para cursos técnicos gratuitos no IFB DF

As vagas são destinadas a alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio e o início das aulas deverá ocorrer em 2023.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) anunciou neste mês de outubro a abertura de processo seletivo para o preenchimento das vagas ofertadas em seus cursos gratuitos de formação técnica.

As vagas em aberto serão destinadas para os alunos que concluíram ou estão concluindo o atual ensino médio e o início das aulas deverá ocorrer em 2023.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo poderão ser encontrados no Edital publicado pela instituição e que pode ser acessado clicando aqui.

Para o ano de 2023, deverão ser ofertadas cerca de 2.495 vagas distribuídas entre todos os cursos ofertados pela instituição e que serão distribuídas de acordo com as modalidades de cada curso ofertado.

Processo seletivo

Para o ano de 2023, a seleção para os novos alunos será feita através de sorteio eletrônico no dia 11 de janeiro de 2023 e o início das aulas deverá ser no dia 15 de março de 2023.

As aulas deverão ser ofertadas no campi da instituição localizado no Distrito Federal.

As modalidades ofertadas, segundo o edital, são as seguintes:

Ensino Médio Integrado

Para esta modalidade, o aluno deverá ter concluído o ensino fundamental e deverá ingressar no ensino médio. Neste caso, ele vai estudar as disciplinas comuns para o nível médio juntamente com as matérias que fazem parte da grade curricular do curso escolhido pelo candidato para ingressar na instituição . Ao todo serão 946 vagas distribuídas em vários cursos. Todos os detalhes sobre cada um podem ser encontrados no edital, bem como os locais da instituição que serão ministrados as aulas.

Um lembrete importante para todos os candidatos é observar quais os locais onde o curso escolhido vai ser dado a fim de que ele possa escolher uma localização mais próxima de sua residência ou que não possa ter dificuldade para o seu deslocamento.

Técnico Subsequente

Nesta modalidade, os cursos ofertados serão destinados para quem já concluiu o ensino médio e está em busca de uma qualificação profissional. Neste tipo estão disponibilizadas a maior quantidade de vagas (1039).

Técnico Subsequente à distância

Neste tipo, as aulas serão ministradas via on-line e serão ofertadas cerca de 180 vagas.

Técnico integrado ao ensino médio – Modalidade Jovens e Adultos

Destinado a quem concluiu somente o ensino fundamental e que já tem mais de 18 anos de idade. Nesta modalidade, serão ofertadas disciplinas comuns do ensino médio e as disciplinas técnicas de cada curso ofertado.

Técnico Subsequente e Concomitante

Este tipo de curso é destinado para quem reside em áreas rurais e possui o ensino médio completo ou ainda está cursando. Para esta modalidade, há o curso de Agroindústria no Campus Planaltina.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 25 de Novembro através do site da instituição. Caso você esteja interessado, basta clicar aqui para acessar o site do IFB.

Para mais informações sobre cada curso disponível e sua grade de disciplinas, clique neste link e boa sorte!

Por Daniel Feitosa

Compartilhe

Posts Recentes

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais