Trilhas de Futuro: mais de 40 mil vagas em cursos técnicos


Governo de Minas oferece 40 mil vagas em cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio.

Com mais opções nesta edição, o curso, que é gratuito, oferece auxílio alimentação e transporte para alunos da rede estadual.

No dia 07 de abril, no estado de Minas Gerais, tiveram início as inscrições para o programa Trilhas de Futuro. A iniciativa, que oferece oportunidade de cursos técnicos aos jovens estudantes que estão cursando o Ensino Médio, abrange também os que já tiverem concluído essa etapa de ensino. Os cursos são totalmente gratuitos. Essa é a segunda edição do programa, promovido pelo estado.


Essa é uma ótima oportunidade para você, estudante, que deseja conseguir uma qualificação para encarar o mercado de trabalho. Sabemos, através de vários relatos, que a falta de preparo é um dos fatores que influenciam para que haja muitos desempregados entre os jovens. Portanto, oportunidades como essa são sempre bem-vindas. Além do oferecimento de cursos gratuitos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) dá aos alunos matriculados o valor de R$18 que se destinam ao transporte e alimentação destes.


Oportunidades em diferentes cursos

Os interessados têm a chance de escolher entre um dos 71 cursos disponíveis. O total de vagas abertas no estado é de 40.000. Ao todo são 110 municípios contemplados. O jovem pode marcar até três possíveis opções, mas ao conseguir uma vaga, deve fazer a sua escolha. Só poderá fazer um de cada vez.


Caso o candidato não tenha acesso à internet, não deve desistir. Embora a inscrição possa ser feita de forma digital, tem como realizá-la de maneira presencial. Há possibilidade de fazer o cadastro em qualquer uma das escolas que pertençam a rede estadual.


Quem pode se inscrever

Qualquer aluno, seja da rede pública ou privada do estado, que esteja cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio e alunos da rede federal e municipal, do segundo e terceiro ano do Ensino Médio.

Também podem se cadastrar os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo que esses podem estar cursando qualquer dos períodos do Ensino Médio. Jovens que já tenham concluído o Ensino Médio podem tentar uma das vagas também.

Para se inscrever, será preciso informar o nome e endereço completo, o número do CPF, nome do pai, mãe ou mesmo de outro que seja o responsável legal, além de outros dados. No momento da inscrição os candidatos precisam informar o turno e a escola em que desejam realizar o curso.

Existe uma ordem de prioridade, confira:

1º Alunos do terceiro ano da rede pública do estado;

2º Alunos do segundo ano da rede pública do estado;

3º Os estudantes do EJA, matriculados em instituição estadual;

4º Alunos do terceiro ano do Ensino Médio de qualquer instituição federal ou municipal;

5º Os que estão estudando o segundo ano do Ensino Médio em colégios da rede federal ou municipal;

6º Alunos do Ensino Médio do EJA, de escolas municipais ou federais;

7º E por fim, os que já concluíram o Ensino médio em qualquer instituição de Ensino.

De acordo com a Secretaria de Educação do estado, cerca de 70% das vagas devem ser preenchidas por alunos da rede estadual, as restantes serão divididas entre os alunos das demais instituições.

Cronograma previsto

Após a inscrição, os candidatos selecionados recebem a confirmação e devem se dirigir até a escola para fazer a matrícula. As matrículas ocorrerão entre os dias 27/04 e 06/05. Após esse período, haverá chance ainda para as vagas residuais. As matrículas para estas vagas acontecem entre 12 e 26/05.

Importante ressaltar que a matrícula só se dará de forma presencial. De acordo com as previsões, o curso terá início no dia 27/07.

Cursos oferecidos

No ano de 2021, durante a primeira edição do programa foram oferecidas 75 mil vagas, em 50 cursos técnicos. Para este ano, foram abertas mais 21 opções de cursos. É uma quantidade grande de cursos técnicos, em diversas áreas, para que os interessados possam escolher.

Veja a seguir alguns cursos oferecidos pela edição 2022 do Programa Trilhas do Futuro: Enfermagem, Análises Clínicas, Estética, Agropecuária, Meio Ambiente, Administração, Eletromecânica, Automação Industrial, Design de Interiores, Moda, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Panificação, Marketing, Soldagem, além de vários outros.

Portanto, se você está em busca de qualificação profissional, não perca tempo. Acesse o site: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br


Post Anterior

Não há mais posts

Próximo Post

Não há mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.