Curso para agente comunitário do Ministério da Saúde 2022


Ministério da Saúde abre inscrições para o seu Curso Gratuito de Agente Comunitário 2022.

As inscrições para os cursos de Técnico em Agente Comunitário e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias estão abertas e fazem parte do Programa Saúde com Agente, criado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o que foi divulgado até o presente momento, este processo das inscrições será realizado até o dia 18 de abril, e já pode ser feito desde agora de forma totalmente gratuita.


Para participar dos cursos em questão, basta que os candidatos interessados preencham um formulário que poderá ser encontrado através do sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outro detalhe que também foi divulgado desde já é que o resultado após este primeiro processo será divulgado no dia 23 de maio, e isso também será feito através do mesmo site em que os candidatos irão se inscrever.


A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde destacou que o processo seletivo em questão está sendo direcionado para os agentes comunitários de saúde e também para os agentes que fazem parte do combate às endemias. Outros também serão participantes destes cursos são os trabalhadores que estiverem ativos atualmente no SUS e que exercem suas atividades profissionais em municípios que estão inscritos no Programa Saúde com Agente. Para que participem, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, entre eles é necessário que possuam ensino médio ou que estejam atualmente cursando o último ano do ensino médio ou que estejam matriculados no EJA.


De acordo com os maiores detalhes que foram divulgados a respeito dos cursos, serão ofertadas 200 mil vagas neste momento. Dentro destas oportunidades, 138 mil vagas serão para ACS e outras 62 mil serão dedicadas para ACE. Os detalhes do curso apontam que os candidatos precisarão passar por 1275 horas de aula, e que este processo será realizado ao longo de dez meses. Um detalhe importante é que as aulas estarão sendo ministradas à distância, em modelo EaD. Tudo será realizado dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem que foi criado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para esta finalidade.


Entretanto, apesar dos cursos serem ministrados em sua grande maioria no modelo EaD, vale destacar que existirão algumas atividades necessárias que devem ser aplicadas de forma presencial. Isso, pois as práticas serão realizadas no local de trabalho em que o agente atua, junto com o Sistema Único de Saúde. Portanto, os participantes do curso de capacitação terão que comparecer a estes momentos de forma presencial para que consigam concluir o curso em questão.

Um destaque que deve ser ressaltado a respeito do processo é que o Agente de Saúde que for selecionado neste processo seletivo para participar precisa contar com um vínculo com o SUS ao longo de todo o período que será realizada a capacitação. É preciso também que este informe de forma imediata caso ele perca ou então haja algum tipo de alteração neste vínculo. Portanto, todos que forem participar do processo de capacitação precisam ter em mente este aspecto, visto que o curso terá uma duração de pelo menos dez meses, de acordo com o que foi destacado.

Caso o agente perca o vínculo com o SUS por algum motivo, ele consequentemente terá a sua matrícula no curso cancelada e não poderá mais participar do processo da capacitação. Portanto, fique atento a estes detalhes no momento em que for se inscrever para participar, e ao menor sinal de alguma alteração neste sentido comunique os responsáveis para evitar o cancelamento de sua matrícula e o desligamento do curso em questão. Os candidatos que forem participar serão chamados a medida que forem avaliados de acordo com o formulário preenchido por estes.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.