SENAI PE oferta Bolsas de Estudo para Cursos Técnicos – 2022


O SENAI PE está ofertando 370 bolsas de estudo para cursos técnicos.

Para melhor atender às solicitações de estudantes e às demandas de muitos gestores no setor industrial, que necessita cada vez mais de profissionais qualificados para variados setores, a direção da instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, unidade do Estado de Pernambuco, ou SENAI/PE, decidiram abrir mais vagas de aulas.


O novo cronograma vai dispor de mais 370 bolsas de estudos, de tipo integral, inteiramente destinadas aos setores de formação técnica, em várias especialidades, por meio da instituição.


O prazo para cadastro na seleção iniciou no dia 4 e finaliza no dia 13 deste mês de fevereiro. A sede da Senai localizada em Petrolina tem oferta de até dez cadeiras no curso técnico para formação na área de Eletromecânica, sendo 20 cadeiras na área de formação dos profissionais técnicos em Segurança do Trabalho; nestes dois últimos casos se trata de curso EAD. As turmas vão iniciar neste mesmo mês (fevereiro). Todos os cidadãos interessados poderão conferir o edital integral, antes de preencher a ficha, por meio de acesso ao portal: www.pe.senai.br.


Estão aptos a ingressar na seleção para conquistar bolsas integrais as pessoas (estudantes de todas as idades) que vivem em situação de renda baixa, e apresentem certificado de conclusão em escolaridade média; outra condição necessária para se ingressar na seleção é apresentar comprovante média equivalente ou superior a 450 pontos na participação no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, em edições realizadas na seguinte sequência de anos: 2018, 2019, 2020 e (ou) 2021. As vagas serão preenchidas por meio de avaliação sobre as notas alcançadas pelos candidatos, respeitado o número de cadeiras vacantes em cada módulo de aulas.


No ato de preenchimento da ficha cadastral, cada estudante deverá indicar precisamente a disciplina de aulas que pretender cursar, turno do dia em que pretende participar e a escola, quando se tratar de aulas presenciais. Muitas das cadeiras estão vagas em algumas sedes do Recife, incluindo a de Areias e de Santo Amaro; a unidade Paulista; na cidade de Cabo; de Ipojuca; no distrito de Goiana; em Caruaru e na cidade de Belo Jardim.

Entre os cursos já anunciados, como o de Eletrotécnica, de Refrigeração e na área de Climatização e de Manutenção Automotiva, outros também estão elencados no itinerário, tais como: na área industrial, incluindo os Ciber Sistemas na seção de Automação e de Internet em diversas modalidades (IOT).

O resultado definitivo da seleção será anunciado a partir do dia 14 deste mês (fevereiro). Todos os concorrentes classificados terão o dever de efetuar as matrículas de seus perfis em modo presencial, dirigindo-se à própria instituição técnica assinalada no cadastro, entre os dias 15 e 16 deste mesmo mês. Ao se apresentar no estabelecimento cada futuro participante terá o dever de portar a auto declaração autenticada que demonstra a condição de renda abaixo da média, e o devido comprovante contendo o registro de notas no ENEM.

Outros documentos indispensáveis são: cópias autenticadas de documentos pessoais, incluindo o diploma de conclusão em Ensino Médio; cópia do histórico escolar ou uma declaração certificada pela própria escola em que se formou. Cópias dos documentos de identificação pessoal, ou seja, o RG (registro Geral); a CNH; um Passaporte ou o chamado CTPS; o CPF e mais comprovante atualizado de residência.

Junto da instituição Senai, o Sistema FIEPE é mantido por meio de financiamento oriundo do setor industrial, garantindo a promoção de desenvolvimento das melhores soluções de modo a oferecer ainda mais competitividade nestes segmentos, e formação acadêmica de alto nível.

Acesse mais informações: https://www.pe.senai.br.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.