VTEX – Curso de Tecnologia Gratuito para Negros e Pardos 2021



Programa oferece 20 vagas para profissionais de todo o Brasil.

Na última terça-feira (3), a plataforma de comércio digital VTEX, voltada para grandes empresas, divulgou que vai promover durante o mês de agosto a sua segunda edição do Black Tech Writer, um programa voltado para a capacitação de profissionais pretos e pardos que tenham interesse em atuar na área de tecnologia, bem como que possuam afinidade para escrita na internet. O programa em questão funciona de forma gratuita.

De acordo com as informações divulgadas, o Black Tech Writer tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades técnicas, de forma que os inscritos possam atuar futuramente como Technical Writer. Além disso, o programa também oferece mentorias, bem como proporciona o contato dos seus alunos com profissionais pretos e pardos que já atuam nas suas áreas de interesse dentro da VTEX. Segundo as informações veiculadas pela empresa, a segunda turma do Black Tech Writer conta com 20 vagas.



É possível afirmar que o programa em questão foi desenvolvido como parte de uma iniciativa para transformar o mercado da tecnologia e um espaço mais inclusivo. Assim, ele contribui para a formação dos profissionais em Technical Writer, que pode ser considerada uma profissão essencial para o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicativo ou software atualmente. Em linhas gerais, esse profissional pode ser descrito como o responsável por fazer documentação de todas as configurações, APIs, features e demais insumos técnicos voltados para a orientação e para o bom funcionamento de produtos.

Assim, outro ponto que merece destaque é que a proposta do Black Tech Writer é de ampliação do repertório dos candidatos a respeito da redação técnica. Dessa forma, serão mostrados os processos envolvidos nessa função, assim como as ferramentas e as aplicações práticas desse formato de texto no âmbito dos produtos digitais.

Leia também:  CAMP Pinheiros - Cursos de Capacitação Gratuitos em São Paulo SP


De acordo com as informações divulgadas pela VTEX, o programa em questão terá duração de cinco semanas. Além disso, ele será composto por uma parte teórica e, posteriormente, será voltado para o aprendizado na prática. Durante essa segunda etapa, os candidatos poderão participar das sessões de mentoria com os profissionais que já atuam na VTEX. É válido ressaltar que devido à pandemia, todo o processo acontecerá de forma online e, assim, profissionais de qualquer lugar do Brasil podem realizar as suas inscrições para o Black Tech Writer.

De acordo com George Brindeiro, o head da área de Education & Documentation da VTEX, o objetivo do programa é manter a atuação da empresa no sentido de fomentar a diversidade e de servir de inspiração para as novas gerações do mercado, especialmente para os líderes, trazendo mais vozes negras para esse nicho. De acordo com Brindeiro, isso será feito através de conteúdo sob demanda em vídeo, bem como por meio de aulas ao vivo e mentorias para grupos pequenos. Nessas ocasiões, os candidatos poderão ter contato com os profissionais da VTEX e serão capazes de desenvolver tanto habilidades técnicas quanto de ampliar as suas redes profissionais. Assim, o foco maior será no benefício da mentoria tanto quanto no contato com outros pretos e pardos que atuam na função de Technical Writer.

Segundo George Brindeiro, essa iniciativa também tem como objetivo fazer com que tais profissionais se sintam acolhidos pelo mercado, de forma que o ambiente se torne propício para a troca de experiências e para o conhecimento de novas possibilidades para pretos e pardos dentro do setor da tecnologia.

Leia também:  Cursos Gratuitos no IFCE em 2017

Segundo dados levantados pela #QuemCodaBr – Preta Lab, em parceria com a ThoughtWorks, o setor de tecnologia no Brasil atualmente conta com menos de 10% de pessoas negras. Portanto, a iniciativa promovida pela VTEX demonstra uma contribuição efetiva para que a realidade seja mudada futuramente por abrir espaço para a preparação dos profissionais.

Amanda Guimarães Faria

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *