Curso Gratuito de Auxiliar Administrativo em SP 2021



Curso é organizado pelo Governo de SP e oferece vagas para Pessoas com Deficiência.

A Secretaria do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza criaram um curso de Auxiliar Administrativo online e gratuito específico para pessoas com deficiência. O candidato que tiver alguma deficiência Visual, Auditiva, Física ou Intelectual/Psicossocial terá um aprendizado profissional especial e com material adaptado e linguagem simples. É a primeira vez que um curso é ministrado somente a alunos que precisam de atenção especial e a iniciativa promete empoderar e trazer mais autonomia aos candidatos.

O Centro Paula Souza pertence ao Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualmente é responsável pela administração de Etecs e Fatecs estaduais, além de cursos técnicos de nível médio. Criada em outubro de 1969, porém, passou a se chamar Centro Paula Souza em 1973, em homenagem ao professor Antônio Francisco de Paula Souza, que ministrava aulas na escola naquela época e trabalhou como engenheiro na infraestrutura do País, projetando obras e estradas de ferro. Os cursos presenciais estão com as matrículas suspensas temporariamente por conta da covid-19, voltado a maiores de 16 anos, na modalidade semestral ou anual e em diversos horários disponíveis.



De acordo com dados do CAGED, em 2020, 7,5 mil pessoas com deficiência foram contratadas na cidade de São Paulo. A lei de cotas determina que empresas com mais de 100 funcionários devem ter de 2% a 5% de colaboradores reabilitados ou com deficiência, porém, com a pandemia o número de vagas disponíveis especialmente para a categoria reduziu muito. Neste período, muito tem se falado de prestar apoio ao próximo e rapidamente criaram-se campanhas de arrecadação de alimentos e cesta de higiene entre outras causas que pudessem colaborar para que famílias se mantivessem durante o estado de calamidade pública. O estudo foi ficando em segundo plano e principalmente com aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção ou deficiência visual e auditiva, adaptar-se às novas práticas de ensino requer uma dedicação maior. Por este motivo todo o curso e material é pensado em proporcionar o maior aproveitamento possível. Serão 60 horas de curso, ministrado em 12 dias, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, acessível e com interpretação em libras também.

Leia também:  Microcamp oferece 300 vagas para Curso de Administração - SP

As aulas iniciarão em 10 de agosto, os aprovados receberão confirmação por e-mail até o prazo para poderem se organizar antes do início das aulas. As inscrições são através do link https://forms.gle/NbPdAwU139d6Hpts7, até o dia 30 de julho. Além do aprendizado adquirido, o aluno receberá certificado de conclusão após finalizar o módulo. O certificado é válido como formação técnica profissional para complementar o currículo. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibiliza vários outros cursos como: INCLUSÃO DIGITAL, Língua Brasileira de Sinais e Moda Inclusiva. Alguns destes são ministrados de forma online e outros semi presencial nas unidades de Hortolândia, Sumaré, Baixada Santista, Jundiaí, Piracicaba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Campinas, Vale Do Ribeira E São Paulo. Para se candidatar é necessário acessar o site www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br e fazer seu cadastro para área de interesse, é importante verificar a disponibilidade de horários e vagas para cada localidade.



Aproveite estas dicas para se manter atualizado para o mercado de trabalho. Além de ser um curso de curta duração, ele possui total aplicabilidade na vida pessoal também. Neste momento utilizar cada tempo vago com alguma qualificação profissional conta muito para uma aprovação no processo seletivo. Ainda que haja empresas que buscam experiência profissional, o conhecimento técnico sobre determinados assuntos permite um bom diferencial competitivo. Fique atento ao prazo das inscrições e início das aulas para ter sucesso nos estudos e poder ter o máximo de aproveitamento possível do aprendizado.

BRUNA DOMINGOS DOS SANTOS

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *