Cursos Gratuitos do IOS 2021 – Instituto da Oportunidade Social



Órgão oferece 1.524 vagas para pessoas com idade entre 14 e 29 anos.

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) receberá até dia 12 de agosto inscrições para nove tipos de cursos profissionalizantes gratuitos. O Instituto está presente em 12 estados: São Paulo (8), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1), e os candidatos podem ter de 14 a 29 anos.

Fundado em 1998, o Instituto da Oportunidade Social promove a formação profissional de jovens e pessoas com deficiência. Seus cursos possuem certificação pelo CEBAS, que é um certificado do Governo Federal com parceria dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde, de reconhecimento às entidades beneficentes que prestam assistência social e serviços na área da educação. O Instituto não tem fins lucrativos por este motivo, o estudante não tem custo nenhum com matrículas ou mensalidades. O ensino técnico é um dos melhores caminhos para aprender ou aperfeiçoar uma colocação no mercado de trabalho. Um profissional formado em um curso técnico pode aumentar sua renda em média em até 18% em relação aos que não têm formação profissional nenhuma. O aluno que se forma no Ensino Médio muitas vezes não tem muito conhecimento de mercado nem mesmo suas metas profissionais bem definidas, por isso, o curso técnico ajuda a reconhecer suas aptidões e interesses.



No IOS, as formações podem ter de dois a seis meses, algumas vezes ministradas de forma semipresencial, onde eles mesmo fornecerão internet aos alunos que necessitarem. O horário das aulas são de manhã, das 08h às 12h ou de tarde, das 13h às 17h. Em São Paulo, a distribuição dos cursos está entre as unidades de Barueri, Diadema, Hortolândia, Itaquera, Jardim Ângela, Lapa, Santana e Santo Amaro. Nem todos os cursos estarão disponíveis em todas as unidades da capital, para isso, ao escolher o curso, verifique a unidade mais próxima e consulte no site da inscrição onde poderá realizá-lo. Entre o conteúdo que irá aprender, estão conceitos administrativos, empregabilidade e cidadania. Um dos conteúdos mais interessantes para todas as categorias é o conceito e práticas de vivência corporativa. Com ele, aprenderá a elaborar e-mails e apresentações e até mesmo desenvolver o briefing de um produto, ideal para quem sonha em montar o próprio negócio. Só é possível se candidatar a um curso por vez, mesmo que um dos escolhidos seja online, é necessário concluir um para iniciar outro. O certificado é válido para empresas e pode ser incluído no currículo e até mesmo, buscar um estágio na área de formação durante os estudos.

Leia também:  Cursos de inglês online - aplicativos e sites para celular

Para se candidatar acesse o site https://ios.org.br, preencha a inscrição e envie os documentos necessários para confirmação da candidatura. Os documentos enviados devem estar legíveis e atualizados, mas se tiver alguma dificuldade para enviá-los, termine o cadastro e depois entre em contato com o IOS. As inscrições vão até o dia 12 de agosto, mas tente fazer o mais breve possível para evitar instabilidades no site, falta de documentos e outros imprevistos. O IOS possui parcerias com empresas e ao final dos cursos, o aluno pode participar do Programa IOS de Oportunidades e conseguir um emprego na área formada. Ao completar a sua inscrição, mantenha seus dados atualizados e mantenha acesso ao site para verificar se foi selecionado, as respostas podem ser feitas através dos canais de comunicação mencionados na candidatura também. Lembrando que os cursos são de ciclos, então nada o impede de se inscrever novamente caso não seja selecionado desta vez. Mantenha-se atualizado no mercado de trabalho e ganhe destaque no seu currículo, o ensino técnico está cada vez mais procurado como qualificação rápida e eficiente. Aproveite a oportunidade para aprender uma nova profissão.



BRUNA DOMINGOS DOS SANTOS

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *