Programa StartTI 2021 – Cursos Profissionalizantes Gratuitos em SP

Interessados podem se inscrever até o dia 24 de maio de 2021.

Já estão abertas as inscrições para o Programa StartTI 2021, com a participação da Fundação Paulistana, do IOS (Instituto da Oportunidade Social) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura da cidade de São Paulo. O programa visa abrir oportunidades para a inclusão de jovens e pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho através de cursos de profissionalização gratuita.

Podem participar, jovens com idade entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos, residentes em bairros e comunidades da cidade de São Paulo. As inscrições ficarão abertas até o dia 24 de maio e os participantes realizarão os cursos nas três unidades do IOS (Instituto de Oportunidade Social), localizadas na região de Santana, zona norte e na zona sul da capital paulista, nos bairros de Santo Amaro e Jardim Ângela.

Para participar do processo seletivo do programa é preciso que os candidatos estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, além ter documentações em dia e atualizadas, como o CPF, o RG, ou ainda, caso for menor de idade, apresentar documentação dos pais ou responsável. Será preciso também que seja apresentado comprovante de residência (conta de luz, água e telefone, deve ser apresentado os três) e comprovante de renda de todas as pessoas que moram na mesma residência que o candidato. Candidatos com deficiência devem ter mais de 16 anos e precisam apresentar o laudo médico atualizado que comprove a deficiência.

O Programa StartTI 2021 foi criado em 2020 e já ajudou mais de 170 jovens a se formarem numa profissão gratuitamente, e agora, mais 336 alunos estão em período de formação. O StartTI 2021 está na terceira edição neste ano, disponibilizando formações nas áreas de Atendimento ao Cliente, Manutenção e Montagem de Computadores e Introdução de Programação à Web numa plataforma chamada Zendesk, com a duração de dois meses consecutivos cada um.

De acordo com a diretoria geral da Fundação Paulistana, a tecnologia avançou muito e a procura de talentos também, não é a toa que a busca de profissionais da tecnlogia tem se tornado o foco de muitas empresas. Além disso, durante a pandemia do Coronavírus percebemos o quanto esta área é importante, sendo muito presente e necessária no nosso dia a dia, seja numa reunião online, num ensino à distância ou no trabalho home office. Foi por isso que a Prefeitura tomou essa iniciativa juntamente com a Fundação Paulistana, oferecendo oportunidades para jovens que têm interesse de trabalhar e crescer numa área que está cada vez mais sendo expandida.

Como fazer a inscrição no programa StartTI 2021

Como mencionado anteriormente, as inscrições ficarão abertas até o dia 24 de maio e poderão ser realizadas através do site: www.ios.org.br. Os documentos deverão serem apresentados originais e cópia, mas no ato da inscrição o candidato ficará sabendo de todo o processo, além de ser orientado sobre isso passo a passo.

No término dos cursos, os estudantes formados poderão fazer parte do Programa IOS de Oportunidades, o qual realiza busca de oportunidades de empregabilidade nas empresas parceiras do programa, bem como também em instituições universitárias parceiras, para que os estudantes possam completar sua formação e agregar cada vez mais seus conhecimentos na área. O IOS já formou mais de 39 mil pessoas durante seus 23 anos de trajetória, todos na área de Tecnologia da Informação, Atendimento ao Varejo, RH e Administração, e pretende ampliar cada vez mais as oportunidades para que outros jovens possam ter acesso e ampliar as chances de conseguir colocação no mercado de trabalho e renda. Ao todo, cerca de 49% dos alunos formados pela instituição já aderiram á alguma oportunidade de emprego e renda depois de suas formações.

Por Daniela Almeida da Silva

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais