Senac oferta Cursos de Ensino Médio com Plataforma Teams da Microsoft



O grande diferencial no ramo de Ensino Médio e Técnico perpetrado pelo Senac de São Paulo, está na utilização da tecnologia para a formação dos profissionais, incluindo o chamado Teams, da Microsoft, em forma de plataforma central de capacitação.

Recentemente, o grupo Senac abriu novos cursos para acadêmicos de Ensino Médio, por meio da Plataforma Teams, da Microsoft.

A instituição que compõe o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ou SENAC, consiste em uma fundação brasileira na área de educação profissional voltada para todo cidadão, sobretudo aos jovens estudantes.



Fundada em meados da década de 1940, por meio de decreto-lei n° 8.621, constitui entidade de caráter privado que opera a partir de fins públicos, recebendo contribuição compulsória desde as empresas de comércio e demais atividades similares, com atuação em nível nacional, sendo administrado por meio da Confederação Nacional do Comércio.

A meta da instituição está e prover desenvolvimento aos cidadãos e às organizações, no sentido de encaminhar cada vez mais profissionais para as áreas de ações educacionais e na disseminação dos conhecimentos voltados ao setor de Comércio de Bens, de Serviços e em Turismo.



Em São Paulo, o Ensino Médio Técnico do Senac não está organizado entre áreas, mas entre projetos e ramos de conhecimento. Constitui um importante modelo de ensino profissionalizante, que confere certificações intermediárias, as quais proporcionam o ingresso dos jovens estudantes no atual mercado de trabalho, por meio de aprendizagem fundamentada nas bases indispensáveis para variados setores de atuação profissional, incluindo: administrativo, operacional, técnico.

Os jovens estudantes precisam ter, no mínimo, certificado de ensino médio, dado que o Senac também oferta preparação para as provas do Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, e nesses cursos preparatórios os estudantes participam de oficinas de redação e dos necessários simulados.

Leia também:  Bolsas de Estudo para Cursos na Alemanha

Os cursos ofertados têm três anos de duração, e todas as aulas são ministradas em unidades estabelecidas na capital do Estado de São Paulo, em cidades do interior e em cidades do litoral. Os horários das aulas ocorrem em período matutino e em período vespertino.

Estrutura curricular:

Os cursos possuem organização curricular para cada ano letivo, proporcionando variada capacitação, de modo a encaminhar os estudantes ao longo do planejamento e do desenvolvimento de situações de aprendizagem, conforme segue a sequência: no primeiro período (ano), os estudantes são instruídos no autoconhecimento; no segundo período os estudantes passam por formação prática, e no terceiro período chegam à formação de autonomia. A composição curricular, ou conteúdo programático, abrange as seguintes áreas: no ramo de Linguagens e as tecnologias atreladas; na área de Matemática e as tecnologias atreladas; na área de Ciências da Natureza e as tecnologias atreladas, no ramo de Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas, as quais são aplicadas de modo integrado, abrangendo a necessária formação técnica em cada disciplina.

A era digital contribuindo cada vez mais para a educação:

O grande diferencial, um dos mais importantes, no ramo de Ensino Médio e Técnico perpetrado pelo Senac de São Paulo, está na utilização da tecnologia para a formação dos profissionais, incluindo o chamado Teams, da Microsoft, em forma de plataforma central de capacitação. Mesmo antes desse período de pandemia, no qual prevalece o EAD, muitos dos cursos já eram ministrados à distância, como importante suporte à prática pedagógica, a qual se tornou fundamental para a educação via online, em todos os graus, desde o médio, técnico e superior. Esse suporte de ensino e capacitação tem outra vantagem: a de armazenar e compartilhar uma série de arquivos de conteúdos de todos os tipos pedagógicos, como também de assistir infinitamente todas as aulas, que são gravadas, além dos conteúdos atualizados; contatos ao vivo com os professores, pela plataforma digital, no desenvolvimento de projetos e outras atividades de capacitação, entre outras vantagens na educação.

Leia também:  Novos Cursos oferecidos no IFSC em 2017

A estratégia de educação à distância, e também presencial, durante a crise pandêmica, só fortificou ainda mais a estrutura curricular e funcional do Senac de São Paulo. a meta principal da instituição está em promover o protagonismo dos alunos, e sua autonomia profissional.

Por Paulo Henrique dos Santos

Senac

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *