Bolsas de Estudo do SENAC para Cursos de Capacitação

Novas oportunidades de cursos profissionalizantes e de cursos técnicos estão sendo ofertadas nesse primeiro semestre de 2021.

Os diretores do Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, estão iniciando novo projeto de cursos profissionalizantes. Estão sendo ofertadas 4.383 vagas que serão distribuídas em 81 cursos de tipo técnico e para formação inicial e (ou) continuada. O período das aulas começa no mês de abril, 2021, e a lotação das vagas é para as unidades do Distrito Federal (Brasília). Esse projeto é parte integrante do novo Programa Senac de Gratuidade, ou PSG, inteiramente voltado aos cidadãos de comprovada baixa renda.

O período de cadastro de inscrição iniciou no dia 26 do mês de fevereiro e finalizará no dia 12 deste mês de março. O preenchimento da ficha deve ser efetuado por meio de acesso ao site oficial do Senac. Cada estudante tem o direito de matricular-se em dois cursos, no máximo, cuja participação em ambos deverá ocorrer em turnos distintos.

As aulas presenciais, práticas, serão ministradas nas seguintes unidades da instituição: no estabelecimento da Ceilândia; em Gama; na unidade de 903 Sul; no Setor Comercial Sul, incluindo a área Jessé Freire e a unidade de Gastronomia; em Sobradinho; na região de Taguatinga e em Ações Móveis, em conjunto com as cooperativas parceiras.

Os diretores da instituição, em consonância com as medidas mais ou menos restritivas, recentemente impostas, em relação ao combate à pandemia, estão organizando meios de realizar todas as atividades educacionais, ou seja, colocar em prática, na medida do possível, o desenvolvimento profissional e técnico dos alunos. Muitas aulas serão realizadas em modalidade EAD.

Quem pode participar dos cursos?

Estão aptos a cursar as aulas neste novo Programa Senac de Gratuidade os estudantes, ou demais cidadãos, que comprovem renda familiar por cabeça de até dois salários mínimos; testar em idade equivalente ou superior à idade que é minimamente cobrada para ingressar no programa; apresentar a documentação de escolaridade necessária, para justificar o curso de opção do estudante; não possuir nenhum registro anterior de evasão ou desistência de qualquer curso promovido pelo PSG por tempo equivalente ou superior a 12 meses, que configura desqualificação para novo ingresso no projeto.

Cursos ofertados:

Na área de Design para Interiores; na área de Administração; na área de Contabilidade; na área de Finanças; na área de Informática; de Logística; curso de Nutrição; na área de Produção em Modas; em Recursos Humanos e na área de Secretariado, cuja carga horária está roteirizada entre 800 e 1.200 horas.

Os demais cursos são de tipo livre, para formação inicial, aperfeiçoamento de conhecimentos ou atualização, abrangendo os seguintes:

Curso para Auxiliar de Cozinha; para a função de Barbeiro; na função de Bartender; em Boas Práticas no setor de Serviços de Alimentação; na função de Branding e em Marketing de Modas; na função de Cabeleireiro; para Camareira; na área de Confeiteiro; no setor de Construção de Layout e Websites em conjunto com sistema PHP e MySQL; na área de Consultoria em Estilo; na função de Costureiro; na setor de Cozinha voltado à Gestão de Processos e de Pessoas; em Depilação Masculina; de Depilador e entre outros cursos mais gerais.

A seleção dos candidatos, principalmente estudantes, seguirá critérios rigorosamente adotados para a validação atendimento, ou não, aos requisitos de ingresso, pela ordem de cadastro e em conformidade com a quantidade de vagas disponíveis para cada curso.

O resultado do processo seletivo será anunciado a partir do dia 23 deste mês de março, por meio do portal oficial do Senac (DF), conforme segue o link: http://www.df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais