Bolsas de Estudo do SENAC para Cursos de Capacitação



Novas oportunidades de cursos profissionalizantes e de cursos técnicos estão sendo ofertadas nesse primeiro semestre de 2021.

Os diretores do Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, estão iniciando novo projeto de cursos profissionalizantes. Estão sendo ofertadas 4.383 vagas que serão distribuídas em 81 cursos de tipo técnico e para formação inicial e (ou) continuada. O período das aulas começa no mês de abril, 2021, e a lotação das vagas é para as unidades do Distrito Federal (Brasília). Esse projeto é parte integrante do novo Programa Senac de Gratuidade, ou PSG, inteiramente voltado aos cidadãos de comprovada baixa renda.

O período de cadastro de inscrição iniciou no dia 26 do mês de fevereiro e finalizará no dia 12 deste mês de março. O preenchimento da ficha deve ser efetuado por meio de acesso ao site oficial do Senac. Cada estudante tem o direito de matricular-se em dois cursos, no máximo, cuja participação em ambos deverá ocorrer em turnos distintos.



As aulas presenciais, práticas, serão ministradas nas seguintes unidades da instituição: no estabelecimento da Ceilândia; em Gama; na unidade de 903 Sul; no Setor Comercial Sul, incluindo a área Jessé Freire e a unidade de Gastronomia; em Sobradinho; na região de Taguatinga e em Ações Móveis, em conjunto com as cooperativas parceiras.

Os diretores da instituição, em consonância com as medidas mais ou menos restritivas, recentemente impostas, em relação ao combate à pandemia, estão organizando meios de realizar todas as atividades educacionais, ou seja, colocar em prática, na medida do possível, o desenvolvimento profissional e técnico dos alunos. Muitas aulas serão realizadas em modalidade EAD.



Leia também:  Cursos EaD no Senac e Pronatec 2019

Quem pode participar dos cursos?

Estão aptos a cursar as aulas neste novo Programa Senac de Gratuidade os estudantes, ou demais cidadãos, que comprovem renda familiar por cabeça de até dois salários mínimos; testar em idade equivalente ou superior à idade que é minimamente cobrada para ingressar no programa; apresentar a documentação de escolaridade necessária, para justificar o curso de opção do estudante; não possuir nenhum registro anterior de evasão ou desistência de qualquer curso promovido pelo PSG por tempo equivalente ou superior a 12 meses, que configura desqualificação para novo ingresso no projeto.

Cursos ofertados:

Na área de Design para Interiores; na área de Administração; na área de Contabilidade; na área de Finanças; na área de Informática; de Logística; curso de Nutrição; na área de Produção em Modas; em Recursos Humanos e na área de Secretariado, cuja carga horária está roteirizada entre 800 e 1.200 horas.

Os demais cursos são de tipo livre, para formação inicial, aperfeiçoamento de conhecimentos ou atualização, abrangendo os seguintes:

Curso para Auxiliar de Cozinha; para a função de Barbeiro; na função de Bartender; em Boas Práticas no setor de Serviços de Alimentação; na função de Branding e em Marketing de Modas; na função de Cabeleireiro; para Camareira; na área de Confeiteiro; no setor de Construção de Layout e Websites em conjunto com sistema PHP e MySQL; na área de Consultoria em Estilo; na função de Costureiro; na setor de Cozinha voltado à Gestão de Processos e de Pessoas; em Depilação Masculina; de Depilador e entre outros cursos mais gerais.

A seleção dos candidatos, principalmente estudantes, seguirá critérios rigorosamente adotados para a validação atendimento, ou não, aos requisitos de ingresso, pela ordem de cadastro e em conformidade com a quantidade de vagas disponíveis para cada curso.

Leia também:  SENAC - Vagas para Cursos Gratuitos em Capela do Alto (SP)

O resultado do processo seletivo será anunciado a partir do dia 23 deste mês de março, por meio do portal oficial do Senac (DF), conforme segue o link: http://www.df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *