Cursos Técnicos no IFG 2021



O Instituto Federal de Goiás (IFG) oferta 1,9 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em diversas especialidades.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) oferece 1,9 mil vagas para cursos inteiramente gratuitos.

Se você estava aguardando por uma chance de se capacitar para o mercado de trabalho, essa pode ser a hora. O IFG está com inscrições abertas para diversos cursos. Para aqueles que ainda não tenham concluído o Ensino Médio, o Instituto oferece a possibilidade de o aluno realizar este ao mesmo tempo que faz o curso de capacitação técnica. Mas todos os que já tenham o ensino médio completo podem aproveitar para adquirir conhecimentos técnicos. Os cursos são totalmente gratuitos.



Inscrição cursos técnicos IFG 2021

E atenção: se você está interessado em fazer um curso técnico de graça na IFG, é preciso não perder o prazo para se candidatar a vaga no curso desejado. As inscrições serão aceitas até o dia 31 de janeiro, através do site: IFG.edu.br/seleção.

A seleção dos candidatos para os cursos gratuitos da IFG ocorrerá através de sorteio que será realizado de forma virtual pelo centro de seleção do Instituto. O sorteio pode ser acompanhado no canal do IFG, na plataforma do YouTube. E uma dica importante: a direção do Instituto sugere que os candidatos assistam o canal antes mesmo de fazer a inscrição, pois a partir do dia 10 de janeiro haverá vídeos com informações que podem lhes ser úteis. Para assistir o canal busque por www.youtube.com/ifoficial.



O sorteio acontecerá em datas diferentes, veja quais são as datas para cada curso:

  • 10 de março – no dia 10 de março ocorrerá o sorteio para os cursos técnicos que são integrados com o EJA e também os subsequentes (cursos técnicos que são apenas para os que já possuem o Médio).
  • 11 e 12 de março – estão previstos para 11 e 12 de março os sorteios para os cursos técnicos que tem integração com o ensino médio.
Leia também:  Cursos EaD no Senac e Pronatec 2019

Para candidatos que queiram fazer o curso de Técnico de Instrumentos Musicais, haverá um teste para avaliar a sua aptidão.

Duração de cada curso técnico IFG

O curso de capacitação técnica junto com o Ensino Médio tem a duração de 3 a 4 anos. E para realizar o ensino médio na modalidade EJA, com o Técnico, o tempo para a conclusão é de 2 anos. Já a duração do curso para aqueles que queiram apenas a capacitação profissional, é de 2 anos.

Confira os cursos grátis disponíveis na IFG e número de vagas

  • Curso Médio com Técnico integrado

Para esta modalidade existem 1343 vagas. A oferta de cursos contempla as 14 unidades do IFP. Em Goiânia, são disponibilizados os cursos de: Técnico Eletrotécnica, Técnico em Edificações, Técnico em eletrônica, Técnico em Vigilância em saúde, Técnico em análises clínicas, Técnico em telecomunicação, Técnico em instrumentos musicais, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em nutrição e dietética e Técnico de mineração.

Demais cursos disponíveis em outras localidades: Técnico em Meio Ambiente, Comércio exterior, Química, alimentos, agroecologia, produção de áudio e vídeo, Biotecnologia, Saneamento, agroindústria, Informática para internet, manutenção e suporte em Informática, automação Industrial e mecânica.

  • Cursos subsequentes

Há 153 vagas para os que já tenham o certificado do Ensino Médio e queiram apenas a capacitação profissional, e os cursos são os seguintes: Técnico de Agrimensura, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico em Mineração.

  • Médio modalidade EJA com capacitação Técnica

Serão distribuídas 501 vagas ao todo para os candidatos que vão fazer o Ensino Médio junto com o Ensino Técnico na modalidade EJA. No campus de Goiânia, as chances são nos cursos a seguir: Técnico em cozinha, Técnico em enfermagem, Técnico em desenvolvimento de sistemas.

Leia também:  Cursos Profissionalizantes na UNITEN em 2018

Os demais cursos oferecidos em outras unidades são: Técnico em Secretaria escolar, transporte de cargas, modelagem de vestuário, artesanato, edificações, manutenção e suporte de Informática, agroindústria, secretariado, refrigeração e climatização, comércio e eletrotécnica.

Sistema de cotas

O Instituto Federal de Goiás também tem o sistema de cotas. São destinadas 50% das vagas para candidatos que tenham estudado o ensino médio em instituição da rede pública, pessoas que se autodeclararem pretas e também pardas de escolas públicas, indígenas e portadores de deficiência.

Os outros 50% das vagas estão disponíveis para todos.

Por Henri

Cursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *