Curso técnico em radiologia: detalhes e dicas



Cursos técnicos são excelentes alternativas para pessoas que desejam se qualificar profissionalmente. Por meio deles, fica mais fácil conquistar o ingresso ou a recolocação no mercado de trabalho, uma vez que cursos técnicos são opções de curta duração e intenso aprendizado.

A exigência geral para fazer um curso técnico, no Brasil, é ter concluído o ensino médio. Por isso, estudantes que acabaram de se formar e buscam o primeiro emprego, podem fazer do curso técnico um aliado nesta jornada.



As pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou também aquelas que desejam mudar de área, podem usufruir dos benefícios do curso técnico como uma forma de atualizar o currículo ou adquirir novas habilidades técnicas.

Para os profissionais que buscam uma vaga na área da saúde, o curso técnico em radiologia é uma excelente porta de entrada. Se você quer saber mais sobre esse curso, acompanhe este artigo até o fim e descubra:



  • O que é radiologia?
  • O que faz um técnico em radiologia?
  • O que se aprende no curso técnico em radiologia?

Por fim, se você decidir que quer se tornar um radiologista, listamos algumas instituições de ensino que oferecem o curso técnico em radiologia.

O que é radiologia?

A radiologia é um processo utilizado para diagnosticar enfermidades e auxiliar tratamentos da área da saúde. A partir dos exames radiográficos, é possível visualizar uma imagem tridimensional de uma parte específica do corpo do paciente. Por isso, ela é uma grande aliada de médicos, dentistas e veterinários.

O que faz um técnico em radiologia?

Os profissionais técnicos em radiologia estão aptos para trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e indústrias. Eles auxiliam na realização de diversos exames, entre eles: Raio-X, Mamografia, Tomografia, Densitometria óssea, Ressonância magnética e Ultrassonografia.

Leia também:  SENAC - Curso de Estilo e Imagem pessoal Feminino

Para desempenhar sua função, um técnico em radiologia utiliza equipamentos tecnológicos e também produtos radioativos. Por isso a exigência de profissionais qualificados, uma vez que se faz necessário conhecer regras de conduta e manter as devidas precauções durante a realização de um exame.

Um técnico em radiologia pode começar a carreira profissional ganhando em média R$ 1871,00, podendo atingir um significativo salário de até R$ 2.589,00.

O que se aprende no curso técnico em radiologia?

O curso técnico em radiologia combina disciplinas teóricas e práticas, tanto da área exata quanto da área biológica. O estudante precisa conhecer conceitos básicos de química, matemática e ciências.

Entre as principais disciplinas deste curso, estão: anatomia, fisiologia, técnicas e equipamentos radiológicos, processamento e manipulação de imagens, noções de múltiplos exames e também noções de biossegurança.

Na grade curricular há ainda a exigência de realizar o estágio obrigatório, momento em que o estudante vivencia na prática as lições aprendidas em sala de aula.

Após cumprir todas as etapas, o estudante aprovado pode solicitar ao Conselho Regional de Tecnicos em Radiologia (CRTR) a sua carteira profissional.

No Brasil, algumas instituições de ensino oferece o curso técnico em radiologia nas modalidades presenciais e híbridas, que é a modalidade que mescla aulas presenciais e aulas online.

A seguir, conheça algumas opções disponíveis no Brasil. Vale lembrar que os cursos técnicos aqui descritos têm duração total de dois anos, o que significa uma carga horária de aproximadamente 1.600 horas.

Universidade Cruzeiro do Sul
Centro Universitário São Camilo
Faculdade Método de São Paulo (Famesp)
Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
Albert Einstein – Instituto Israelista de Ensino e Pesquisa

E aí, você se interessou pelo curso? Tem vontade de se tornar um técnico em radiologia? Aproveite o momento para se programar e retomar os estudos no próximo ano!

Leia também:  USP - Curso Gratuito de Libras

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *