Curso BIM SENAI 2020 – EAD/Online

SENAI está com inscrições abertas para o Curso BIM 2020 na modalidade online (EAD)

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo, por meio do Centro Educacional Cerqueira César, anunciou a abertura do período de inscrições para interessados em participar do curso de formação continuada Desvendando o BIM.

A oportunidade, direcionada para pessoas que atuam ou pretendem atuar na área de construção civil, conta com uma carga horária de 20 horas. O aluno inscrito tem 21 dias para concluir o curso — contados a partir da data em que a inscrição foi feita.

Os pedidos podem ser concluídos online no site do SENAI — não foi divulgado um prazo limite de encerramento.

Principais requisitos

A idade mínima exigida do interessado é de 16 anos. Além disso, é fundamental que ele tenha feito por completo a 4° série do ensino fundamental. Dadas as características do curso, também é importante que se tenha conhecimentos básicos de informática e internet.

Grade de programação do curso

Ao se inscrever no curso Desvendando o BIM, do SENAI de São Paulo, o estudante terá a oportunidade de aprender uma série de fundamentos, conceitos e práticas. De acordo com a página do curso, dentre os tópicos que serão abordados estão os seguintes:

  • Definições, conceitos e histórico do BIM;
  • Aplicações;
  • Perspectivas para o futuro;
  • Softwares;
  • Como identificar;
  • Vantagens da aplicação;
  • Benefícios da linguagem tridimensional;
  • Amplitude das aplicações práticas do BIM;
  • Modelagem e ciclo de vida.

Metodologia usada no curso

De acordo com o SENAI, os cursos oferecidos são desenvolvidos e estruturados de forma que o estudante consiga obter conhecimentos sólidos, especialmente envolvendo situações que irá encontrar no mundo profissional.

O SENAI destaca que, para chegar ao objetivo almejado, disponibiliza um ambiente interativo e atrativo ao aluno. Além disso, ele tem acesso a uma série de recursos adicionais que o ajudam a potencializar o seu aprendizado, a exemplo dos games, programas em vídeo, simuladores, animações, DVDs e materiais impressos, dentre outros.

Principais vantagens dos conhecimentos em BIM

O BIM é uma técnica que tem ganhado muito espaço nos últimos tempos, apresentando aspectos importantes no momento de analisar um projeto. Entre as vantagens da aplicação prática dessa ferramenta, temos:

  • Permite reduzir custos

Em vários projetos, a falta de cooperação e da possibilidade de se tomar ações simultâneas entre os diversos profissionais envolvidos acaba por gerar um alto custo. Porém, se o projeto for baseado em BIM, o custo vira economia, uma vez que a interação entre os profissionais pode ser feita de forma mais efetiva.

  • Menor tempo para realização do serviço

Partindo do ponto que há o uso de uma plataforma online e altamente interativa, em muitos casos pode ser desnecessário que várias conversas e consultas sobre o projeto precisem ser feitas entre os profissionais. Com isso, poupa-se tempo e o cronograma é mantido de forma mais clara e objetiva.

  • Abre espaço para testes

Uma vez que é possível fazer uso de modelagem e de programas 3D, testes em relação as expectativas do projeto, materiais que serão usados ou como tudo ficará quando estiver concluído, entre outras questões, podem ser feitos de forma prática e detalhada.

Aliás, essa vantagem também se mostra interessante do ponto de vista de ganhar mais tempo e economizar mais dinheiro, já que há uma redução significativa das chances de possíveis falhas ocorrerem.

Importância da especialização em BIM

O principal motivo pelo qual interessados em construção civil devem aprender mais sobre BIM, é o fato de que esse conhecimento representa um enorme diferencial competitivo no mercado de trabalho para o profissional.

Ao se qualificar, a pessoa consegue se especializar na área e, com o conhecimento que adquiriu, é capaz de executar atividades de maneira otimizada e eficiente. Em tempos de instabilidade econômica, afinal, as empresas e projetos estão em busca de profissionais que consigam oferecer soluções completas para os mais diversos problemas.

Por Denisson Antunes Soares

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais