Curso BIM SENAI 2020 – EAD/Online



SENAI está com inscrições abertas para o Curso BIM 2020 na modalidade online (EAD)

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo, por meio do Centro Educacional Cerqueira César, anunciou a abertura do período de inscrições para interessados em participar do curso de formação continuada Desvendando o BIM.

A oportunidade, direcionada para pessoas que atuam ou pretendem atuar na área de construção civil, conta com uma carga horária de 20 horas. O aluno inscrito tem 21 dias para concluir o curso — contados a partir da data em que a inscrição foi feita.



Os pedidos podem ser concluídos online no site do SENAI — não foi divulgado um prazo limite de encerramento.

Principais requisitos

A idade mínima exigida do interessado é de 16 anos. Além disso, é fundamental que ele tenha feito por completo a 4° série do ensino fundamental. Dadas as características do curso, também é importante que se tenha conhecimentos básicos de informática e internet.



Grade de programação do curso

Ao se inscrever no curso Desvendando o BIM, do SENAI de São Paulo, o estudante terá a oportunidade de aprender uma série de fundamentos, conceitos e práticas. De acordo com a página do curso, dentre os tópicos que serão abordados estão os seguintes:

  • Definições, conceitos e histórico do BIM;
  • Aplicações;
  • Perspectivas para o futuro;
  • Softwares;
  • Como identificar;
  • Vantagens da aplicação;
  • Benefícios da linguagem tridimensional;
  • Amplitude das aplicações práticas do BIM;
  • Modelagem e ciclo de vida.

Metodologia usada no curso

De acordo com o SENAI, os cursos oferecidos são desenvolvidos e estruturados de forma que o estudante consiga obter conhecimentos sólidos, especialmente envolvendo situações que irá encontrar no mundo profissional.

Leia também:  Cursos Técnicos no Senai RS 2018

O SENAI destaca que, para chegar ao objetivo almejado, disponibiliza um ambiente interativo e atrativo ao aluno. Além disso, ele tem acesso a uma série de recursos adicionais que o ajudam a potencializar o seu aprendizado, a exemplo dos games, programas em vídeo, simuladores, animações, DVDs e materiais impressos, dentre outros.

Principais vantagens dos conhecimentos em BIM

O BIM é uma técnica que tem ganhado muito espaço nos últimos tempos, apresentando aspectos importantes no momento de analisar um projeto. Entre as vantagens da aplicação prática dessa ferramenta, temos:

  • Permite reduzir custos

Em vários projetos, a falta de cooperação e da possibilidade de se tomar ações simultâneas entre os diversos profissionais envolvidos acaba por gerar um alto custo. Porém, se o projeto for baseado em BIM, o custo vira economia, uma vez que a interação entre os profissionais pode ser feita de forma mais efetiva.

  • Menor tempo para realização do serviço

Partindo do ponto que há o uso de uma plataforma online e altamente interativa, em muitos casos pode ser desnecessário que várias conversas e consultas sobre o projeto precisem ser feitas entre os profissionais. Com isso, poupa-se tempo e o cronograma é mantido de forma mais clara e objetiva.

  • Abre espaço para testes

Uma vez que é possível fazer uso de modelagem e de programas 3D, testes em relação as expectativas do projeto, materiais que serão usados ou como tudo ficará quando estiver concluído, entre outras questões, podem ser feitos de forma prática e detalhada.

Aliás, essa vantagem também se mostra interessante do ponto de vista de ganhar mais tempo e economizar mais dinheiro, já que há uma redução significativa das chances de possíveis falhas ocorrerem.

Leia também:  Cursos no Senai CE - Área de Logística

Importância da especialização em BIM

O principal motivo pelo qual interessados em construção civil devem aprender mais sobre BIM, é o fato de que esse conhecimento representa um enorme diferencial competitivo no mercado de trabalho para o profissional.

Ao se qualificar, a pessoa consegue se especializar na área e, com o conhecimento que adquiriu, é capaz de executar atividades de maneira otimizada e eficiente. Em tempos de instabilidade econômica, afinal, as empresas e projetos estão em busca de profissionais que consigam oferecer soluções completas para os mais diversos problemas.

Por Denisson Antunes Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *