Cursos Técnicos e Profissionalizantes oferecidos pelo MEC 2020



MEC oferta 14 mil vagas em cursos profissionalizantes e técnicos na modalidade EaD (Educação a Distância).

O MEC oferta 14 mil vagas em cursos profissionalizantes e técnicos na modalidade EaD (Educação a Distância). Os cursos fazem parte do programa Novos Caminhos, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico do país, e são gratuitos, oferecidos em parceira com diversas instituições educacionais do Brasil.

Cada instituição deve informar o prazo das matrículas, o cronograma das atividades e outras informações importantes.No portal Novos Caminhos é possível encontrar os sites dessas instituições.



O aluno, cumprindo todas as exigências do curso, irá receber uma certificação, quando finalizadas as capacitações.

No portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/novoscaminhos/index.html) é possível encontrar todas as oportunidades e áreas com as vagas oferecidas, assim como as regiões onde serão disponibilizados os cursos.



Há cursos técnicos e opções de menor duração voltados à profissionalização, além de cursos de formação inicial e continuada.

Dentre as áreas onde são oferecidos os cursos estão: Administração, Logística e Meio Ambiente. A média da carga horária dos cursos tecnológicos disponíveis na plataforma é de 800 horas. Já para os cursos de qualificação, a carga horária é menor.

A busca pelos cursos é simples, basta acessar portal.mec.gov.br/novoscaminhos, indicar o Estado, Município, modalidade EaD e o nível de escolaridade. Com esses passos, as instituições cadastradas e com cursos disponíveis irão aparecer na sua tela.

Segundo o MEC, serão abertas mais 17 mil vagas em cursos e capacitações nas próximas semanas. Ou seja, o número de vagas de chegar a 31,7 mil nos próximos dias.

Veja os exemplos de instituições ofertantes e vagas abertas:

– Instituto Federal do Paraná: 7.970 vagas em cursos técnicos em administração, logística e meio ambiente;

Leia também:  Curso de Desenho de Mangá e Anime Básico na Prime Cursos

– Instituto Federal de Rondônia: 3.120 vagas em cursos técnicos em administração;

– UFRPE: 2.700 vagas em cursos técnicos em alimentos, meio ambiente, açúcar e álcool. Há também opções em cursos profissionalizantes como açougueiro, produtor de cerveja, padeiro, entre outros;

– Instituto Federal do Maranhão: 1.270 vagas em cursos técnicos em diversas áreas, como cooperativismo, eventos, meio ambiente, logística, redes de computadores, multimeios didáticos, entre outros;

– Instituto Federal Sul-riograndense: 4.000 vagas em cursos técnicos em diversas áreas, como agroindústria, meio ambiente, administração, alimentação escolar, contabilidade e multimeios didáticos.

Fique atento e acompanhe sempre as próximas atualizações.

Cursos EaD

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *