Cursos Gratuitos para fazer na Quarentena oferecidos pela Sejus

Lançada na última quarta-feira, plataforma traz palestras motivacionais, curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dicas de atividades físicas para fazer em casa.

A Secretaria de Justiça do Distrito Federal criou a Escola Sejus (escola.sejus.df.gov.br), a princípio, para atender o público que já participava dos cursos e oficinas presenciais ministradas nos espaços coordenados pela Secretaria, mas que, com as medidas de isolamento social para evitar contágio do COVID-19, precisou se afastar desses espaços. Surgiu então a ideia de adaptar os cursos para a modalidade EAD, informa Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania. Com isso, surgiu também uma oportunidade para qualquer cidadão que queira ter acesso às aulas.

Todo o material disponível nos cursos e oficinas está sendo desenvolvido por professores voluntários que já participavam dos programas presenciais. Com os espaços agora fechados e os alunos em isolamento social, os professores gravam seus vídeos e enviam para a plataforma colaborativa. A Escola Sejus se encarrega de editar e publicar o material. Porém Marcela informa que qualquer um pode ser voluntário, basta enviar uma proposta para o email da instituição (escolasejusonline@gmail.com). A plataforma inclusive oferece um tutorial em PDF (escola.sejus.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/TUTORIAL.pdf-1.pdf) de como gravar o material direto no smartphone, e também um vídeo onde a própria Marcela Passamani dá as orientações de como melhorar enquadramento, conseguir uma boa iluminação e outros aspectos técnicos.

Mais opções online gratuitas

Além da Sejus, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam aulas online gratuitas neste período de quarentena.

A USP – Universidade de São Paulo – oferece 17 cursos, todos ministrados por professores da própria instituição. As opções passam por temas como Marketing Digital, Economia, Ciência da Computação e outros. Os cursos são inteiramente gratuitos e o aluno só precisa desembolsar uma taxa caso queira a emissão do certificado.

A FGV – Fundação Getúlio Vargas – instituição com larga experiência na modalidade EAD, oferece cursos nas áreas de Economia e Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Direito, Gestão Empresarial, Finanças Pessoais, Relações Internacionais e muitos outros.

A Universidade de Campinas – Unicamp – também tem sua plataforma de cursos online gratuitos nas seguintes áreas de conhecimento: Exatas, Tecnológicas e da Terra, Biológicas e Profissões da Saúde, Artes e Ciências Humanas. A Unicamp não oferece certificado para a modalidade EAD gratuita.

O SENAI também disponibilizou cursos gratuitos e online para quem quer aproveitar o tempo durante o período de isolamento social. São 12 cursos, todos com certificado, nas mais diversas áreas, tais como: Desenho Arquitetônico, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, etc.

Para quem domina o Inglês, a plataforma online da prestigiada Universidade de Harvard é uma opção para expandir conhecimento e enriquecer o currículo. É possível encontrar uma infinidade de cursos em diversas áreas de conhecimento, tais como Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Ao final do curso, caso queira, o aluno paga uma taxa para receber seu certificado.

Já para quem deseja aprender o idioma mais requisitado do mundo, a UNESP – Universidade Estadual Paulista, oferece o Curso de Escrita em Língua Inglesa.

A famosa plataforma de desenvolvimento pessoal e empregos Linkedin disponibilizou gratuitamente o conteúdo de seu curso chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 horas de curso e basta se inscrever diretamente na plataforma.

Alguns IFs (Institutos Federais) também têm em suas plataformas cursos gratuitos para aproveitar o período de reclusão, a exemplo do IFRS (Rio Grande do Sul) que oferece diversos cursos em diferentes áreas de conhecimento, tais como Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Turismo e hospitalidade e muitas outras.

As opções são infinitas e muito diversificadas para quem deseja canalizar o tempo disponível nessa época de reclusão social.

Por Alessandra Fallace

Compartilhe

Posts Recentes

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais