Cursos Gratuitos para fazer na Quarentena oferecidos pela Sejus



Lançada na última quarta-feira, plataforma traz palestras motivacionais, curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dicas de atividades físicas para fazer em casa.

A Secretaria de Justiça do Distrito Federal criou a Escola Sejus (escola.sejus.df.gov.br), a princípio, para atender o público que já participava dos cursos e oficinas presenciais ministradas nos espaços coordenados pela Secretaria, mas que, com as medidas de isolamento social para evitar contágio do COVID-19, precisou se afastar desses espaços. Surgiu então a ideia de adaptar os cursos para a modalidade EAD, informa Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania. Com isso, surgiu também uma oportunidade para qualquer cidadão que queira ter acesso às aulas.

Todo o material disponível nos cursos e oficinas está sendo desenvolvido por professores voluntários que já participavam dos programas presenciais. Com os espaços agora fechados e os alunos em isolamento social, os professores gravam seus vídeos e enviam para a plataforma colaborativa. A Escola Sejus se encarrega de editar e publicar o material. Porém Marcela informa que qualquer um pode ser voluntário, basta enviar uma proposta para o email da instituição (escolasejusonline@gmail.com). A plataforma inclusive oferece um tutorial em PDF (escola.sejus.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/TUTORIAL.pdf-1.pdf) de como gravar o material direto no smartphone, e também um vídeo onde a própria Marcela Passamani dá as orientações de como melhorar enquadramento, conseguir uma boa iluminação e outros aspectos técnicos.



Mais opções online gratuitas

Além da Sejus, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam aulas online gratuitas neste período de quarentena.

A USP – Universidade de São Paulo – oferece 17 cursos, todos ministrados por professores da própria instituição. As opções passam por temas como Marketing Digital, Economia, Ciência da Computação e outros. Os cursos são inteiramente gratuitos e o aluno só precisa desembolsar uma taxa caso queira a emissão do certificado.

Leia também:  SENAC Corumbá (MS) abre diversos cursos profissionalizantes


A FGV – Fundação Getúlio Vargas – instituição com larga experiência na modalidade EAD, oferece cursos nas áreas de Economia e Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Direito, Gestão Empresarial, Finanças Pessoais, Relações Internacionais e muitos outros.

A Universidade de Campinas – Unicamp – também tem sua plataforma de cursos online gratuitos nas seguintes áreas de conhecimento: Exatas, Tecnológicas e da Terra, Biológicas e Profissões da Saúde, Artes e Ciências Humanas. A Unicamp não oferece certificado para a modalidade EAD gratuita.

O SENAI também disponibilizou cursos gratuitos e online para quem quer aproveitar o tempo durante o período de isolamento social. São 12 cursos, todos com certificado, nas mais diversas áreas, tais como: Desenho Arquitetônico, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, etc.

Para quem domina o Inglês, a plataforma online da prestigiada Universidade de Harvard é uma opção para expandir conhecimento e enriquecer o currículo. É possível encontrar uma infinidade de cursos em diversas áreas de conhecimento, tais como Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Ao final do curso, caso queira, o aluno paga uma taxa para receber seu certificado.

Já para quem deseja aprender o idioma mais requisitado do mundo, a UNESP – Universidade Estadual Paulista, oferece o Curso de Escrita em Língua Inglesa.

A famosa plataforma de desenvolvimento pessoal e empregos Linkedin disponibilizou gratuitamente o conteúdo de seu curso chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 horas de curso e basta se inscrever diretamente na plataforma.

Alguns IFs (Institutos Federais) também têm em suas plataformas cursos gratuitos para aproveitar o período de reclusão, a exemplo do IFRS (Rio Grande do Sul) que oferece diversos cursos em diferentes áreas de conhecimento, tais como Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Turismo e hospitalidade e muitas outras.

Leia também:  Ampliar oferece vagas em cursos profissionalizantes em São Paulo

As opções são infinitas e muito diversificadas para quem deseja canalizar o tempo disponível nessa época de reclusão social.

Por Alessandra Fallace

Cursos online gratuitos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *