Cursos Gratuitos para fazer na Quarentena oferecidos pela Sejus

Lançada na última quarta-feira, plataforma traz palestras motivacionais, curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dicas de atividades físicas para fazer em casa.

A Secretaria de Justiça do Distrito Federal criou a Escola Sejus (escola.sejus.df.gov.br), a princípio, para atender o público que já participava dos cursos e oficinas presenciais ministradas nos espaços coordenados pela Secretaria, mas que, com as medidas de isolamento social para evitar contágio do COVID-19, precisou se afastar desses espaços. Surgiu então a ideia de adaptar os cursos para a modalidade EAD, informa Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania. Com isso, surgiu também uma oportunidade para qualquer cidadão que queira ter acesso às aulas.

Todo o material disponível nos cursos e oficinas está sendo desenvolvido por professores voluntários que já participavam dos programas presenciais. Com os espaços agora fechados e os alunos em isolamento social, os professores gravam seus vídeos e enviam para a plataforma colaborativa. A Escola Sejus se encarrega de editar e publicar o material. Porém Marcela informa que qualquer um pode ser voluntário, basta enviar uma proposta para o email da instituição (escolasejusonline@gmail.com). A plataforma inclusive oferece um tutorial em PDF (escola.sejus.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/TUTORIAL.pdf-1.pdf) de como gravar o material direto no smartphone, e também um vídeo onde a própria Marcela Passamani dá as orientações de como melhorar enquadramento, conseguir uma boa iluminação e outros aspectos técnicos.

Mais opções online gratuitas

Além da Sejus, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam aulas online gratuitas neste período de quarentena.

A USP – Universidade de São Paulo – oferece 17 cursos, todos ministrados por professores da própria instituição. As opções passam por temas como Marketing Digital, Economia, Ciência da Computação e outros. Os cursos são inteiramente gratuitos e o aluno só precisa desembolsar uma taxa caso queira a emissão do certificado.

A FGV – Fundação Getúlio Vargas – instituição com larga experiência na modalidade EAD, oferece cursos nas áreas de Economia e Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Direito, Gestão Empresarial, Finanças Pessoais, Relações Internacionais e muitos outros.

A Universidade de Campinas – Unicamp – também tem sua plataforma de cursos online gratuitos nas seguintes áreas de conhecimento: Exatas, Tecnológicas e da Terra, Biológicas e Profissões da Saúde, Artes e Ciências Humanas. A Unicamp não oferece certificado para a modalidade EAD gratuita.

O SENAI também disponibilizou cursos gratuitos e online para quem quer aproveitar o tempo durante o período de isolamento social. São 12 cursos, todos com certificado, nas mais diversas áreas, tais como: Desenho Arquitetônico, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, etc.

Para quem domina o Inglês, a plataforma online da prestigiada Universidade de Harvard é uma opção para expandir conhecimento e enriquecer o currículo. É possível encontrar uma infinidade de cursos em diversas áreas de conhecimento, tais como Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Ao final do curso, caso queira, o aluno paga uma taxa para receber seu certificado.

Já para quem deseja aprender o idioma mais requisitado do mundo, a UNESP – Universidade Estadual Paulista, oferece o Curso de Escrita em Língua Inglesa.

A famosa plataforma de desenvolvimento pessoal e empregos Linkedin disponibilizou gratuitamente o conteúdo de seu curso chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 horas de curso e basta se inscrever diretamente na plataforma.

Alguns IFs (Institutos Federais) também têm em suas plataformas cursos gratuitos para aproveitar o período de reclusão, a exemplo do IFRS (Rio Grande do Sul) que oferece diversos cursos em diferentes áreas de conhecimento, tais como Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Turismo e hospitalidade e muitas outras.

As opções são infinitas e muito diversificadas para quem deseja canalizar o tempo disponível nessa época de reclusão social.

Por Alessandra Fallace

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais