Cursos Online no Senai e Sebrae



Senai e Sebrae ofertam cerca de 138 cursos online gratuitos que podem ser feitos por qualquer pessoa.

Com o intuito de incentivar as pessoas a ficarem em casa e, ao mesmo tempo, oferecer uma atividade que possa distraí-las, Senai e Sebrae trouxeram uma lista de cursos gratuitos que podem ser feitos online.

As instituições não foram as únicas a aderirem a essa ideia, mas juntas estão oferecendo cerca de 138 cursos de graça que podem ser feitos por qualquer pessoa. Os temas são bastante variados e a ideia, além de permitir que as pessoas se distraiam e fiquem em casa, é que cada profissional possa aproveitar o período para se profissionalizar.



A iniciativa ajuda tanto quem está desempregado quanto aqueles que vão ficar em casa, mas não podem atuar em home office. No entanto, mesmo quem segue cumprindo a jornada de trabalho (em casa) pode fazer os cursos.

Cursos oferecidos pelo Sebrae

O Sebrae é quem está com mais cursos gratuitos disponíveis. No entanto, em sua maioria são dedicados a ajudar na gestão de negócios. Podem ser interessantes tanto para quem já empreende, quanto para aqueles que têm o sonho de abrir a própria empresa.



Dentre as 117 opções, estão:

  • Gestão Financeira

Permitirá ao aluno apreender como gerir melhor as finanças de seu negócio. Pode ser útil também para quem deseja manter as finanças pessoais sob controle.

  • Boas Práticas nos Serviços de Alimentação

Ideal para quem trabalha em restaurantes, bares e cafeterias ou na produção de alimentos.

  • Como definir preço de venda

Uma das dúvidas da maioria dos empreendedores está em definir seu preço de venda. O curso vai trazer todas as informações necessárias para que seja possível entrar no mercado com um preço competitivo e atraente.

  • Como vender pela internet

Na era dos e-commerces e negócios virtuais – e especialmente agora, com a venda online em alta, devido a pandemia do Covid-19 – o curso pode ser muito importante para ajudar quem está começando ou nunca vendeu pela internet.

  • Como elaborar um plano de negócio

O plano de negócios é uma das etapas mais importantes para quem vai abrir uma empresa. No entanto, nem todos sabem como fazê-lo. Assim, o curso irá ajudar o empreendedor nesta etapa.

  • Marketing Digital para o Empreendedor

Ajuda a construir e monitorar estratégias de marketing digital que melhor se aplicam a cada tipo de negócio. Ideal para quem ainda não está na internet ou não tem visto bons resultados com seu site e redes sociais.

Cursos oferecidos pelo Senai

O Senai, por enquanto, oferta 21 cursos que podem ser feitos pela internet, também gratuitos. São bastante variados e visam o aperfeiçoamento profissional. Indicados para quem trabalha nos ramos da Indústria e Tecnologia.

Alguns dos cursos disponibilizados para a quarentena são:

  • Conectando a Indústria 4.0

Une o uso da tecnologia com a produção industrial, para o desenvolvimento de protótipos mais simples. Irá utilizar plataformas gratuitas.

  • Educação Ambiental

Irá apresentar aos alunos questões básicas relacionadas a educação ambiental. O objetivo do curso é fazer com que o aluno pense em formas de desenvolver sua atividade profissional e, ao mesmo tempo, trabalhe a proteção do meio-ambiente.

  • Empreendedorismo

Indicado para quem já empreende ou deseja empreender. Irá falar um pouco sobre a área e esclarecer as principais dúvidas sobre a abertura de uma empresa e inicio de um novo negócio.

  • Finanças Pessoais

Ideal para quem deseja aproveitar a quarentena para organizar suas finanças. O curso fala da importância de controlar seu orçamento e ensina a identificar seu perfil financeiro e o gerenciamento das dívidas.

  • Segurança do Trabalho

Irá falar sobre a prevenção de acidentes de trabalho. É um curso de aperfeiçoamento, que, além de trazer informações sobre equipamentos de proteção, também apresenta algumas das principais causas de acidentes no ambiente de trabalho.

  • Tecnologia da Informação e Comunicação

Ideal para quem gosta de trabalhar com softwares hardwares e gostaria de aprender mais sobre TI. Pode ser feito por qualquer pessoa que busque aprender mais sobre esse assunto.

Esses são apenas alguns dos cursos oferecidos pelas duas instituições. Para saber mais e conhecer outras opções, é recomendado acessar o site do Sebrae (aba cursos online) ou do Mundo Senai.

Por Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Cursos online

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *