Cursos Técnicos e de Graduação no IFF 2020

O IFF recebe inscrições até o dia 6 de abril para os interessados nos cursos de Bacharelado, Graduação, Licenciatura e Tecnologia para o segundo semestre de 2020.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) abriu as inscrições para o seu vestibular para os candidatos aos cursos de Bacharelado, Graduação, Licenciatura e Tecnologia nos campi Centro, Guarus, Itaperuna e Macaé para o segundo semestre de 2020. Os candidatos interessados nos cursos oferecidos deverão realizar suas inscrições entre os dias03 de março e 06 de abril de 2020 através da internet, no site https://inscricoes.iff.edu.br/processo_seletivo/82 ou de forma presencial, dirigindo-se ao campus onde o curso escolhido está sendo oferecido. Para o processo de inscrição os candidatos precisam do CPF, documento de identificação oficial com foto e um endereço de e-mail válido.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00 e deverá ser pago até o dia 09 de abril em qualquer agência do Banco do Brasil. Se for necessária a isenção da taxa, os pedidos precisam ser realizados até o dia 20 de março. O local da solicitação deverá ser o campus responsável pela oferta do curso escolhido pelo inscrito, de acordo com as informações e orientações publicadas no Edital N° 37/2020, referente a este processo. O número total de vagas oferecidas é de 344 distribuída entre os cursos de graduação, abrangendo áreas como Educação Física, Engenharia, Letras, Música e Química. A divisão dos cursos é realizada por campus e ocorre da seguinte forma:

· Centro: cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza, Geografia, Letras, Teatro, Educação Física e Matemática;

· Guarus: cursos de Engenharia Ambiental e Música;

· Itaperuna: cursos de Sistemas de Informação e Química;

· Macaé: cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica.

As provas do vestibular

O processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense consiste em provas realizadas em duas fases. Na primeira fase é aplicada uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sem distinção por cursos, que será realizada em 17 de maio, com duração de 4 horas, das 08h30 às 12h30. O local de realização será indicado no cartão de confirmação da inscrição, disponibilizado aos inscritos entre os dias 13 e 15 de maio. Já na segunda fase, a aplicação das prova será condicionada aos cursos escolhidos pelos candidatos. Para o curso de Arquitetura e Urbanismo será aplicada uma prova de redação e uma prova de habilidade específica, com 4 horas de duração. Para o curso de Licenciatura em Música será aplicada uma prova de redação, uma de habilidade específica teórica e uma de habilidade específica prática, aplicadas em dois períodos de 4 horas. Para os demais cursos será aplicada apenas a prova de redação com duração de 4 horas. Todas as provas serão aplicadas no dia 07 de junho no das 08h30 às 12h30, com exceção à prova de habilidade específica prática do curso de Licenciatura em Música, que será aplicada das 14h30 às 18h30. O resultado das provas e dos candidatos selecionados no processo será divulgado em 09 de julho.

As possíveis dúvidas apresentadas pelos futuros graduandos sobre o processo de inscrição no vestibular serão respondidas através da internet. Os candidatos devem direcionar seus questionamentos para o endereço eletrônico atendimentoaocandidato@iff.edu.br durante o mesmo prazo disponibilizado para a realização das inscrições para os cursos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense atua com a formação profissional em três níveis distintos. A instituição trabalha com foco na educação inicial e continuada de profissionais, com oferta de cursos técnicos, superiores em tecnologia, ensino médio, educação de jovens e adultos, licenciaturas, pós-graduações e mestrados. Trata-se de uma ferramenta fundamental para os estudantes alcançarem a qualificação necessária para trilhar um caminho profissional com consistência e solidez.

Por Luis Fernando Bernardo

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais