Cursos Técnicos e de Graduação no IFF 2020



O IFF recebe inscrições até o dia 6 de abril para os interessados nos cursos de Bacharelado, Graduação, Licenciatura e Tecnologia para o segundo semestre de 2020.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) abriu as inscrições para o seu vestibular para os candidatos aos cursos de Bacharelado, Graduação, Licenciatura e Tecnologia nos campi Centro, Guarus, Itaperuna e Macaé para o segundo semestre de 2020. Os candidatos interessados nos cursos oferecidos deverão realizar suas inscrições entre os dias03 de março e 06 de abril de 2020 através da internet, no site https://inscricoes.iff.edu.br/processo_seletivo/82 ou de forma presencial, dirigindo-se ao campus onde o curso escolhido está sendo oferecido. Para o processo de inscrição os candidatos precisam do CPF, documento de identificação oficial com foto e um endereço de e-mail válido.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 75,00 e deverá ser pago até o dia 09 de abril em qualquer agência do Banco do Brasil. Se for necessária a isenção da taxa, os pedidos precisam ser realizados até o dia 20 de março. O local da solicitação deverá ser o campus responsável pela oferta do curso escolhido pelo inscrito, de acordo com as informações e orientações publicadas no Edital N° 37/2020, referente a este processo. O número total de vagas oferecidas é de 344 distribuída entre os cursos de graduação, abrangendo áreas como Educação Física, Engenharia, Letras, Música e Química. A divisão dos cursos é realizada por campus e ocorre da seguinte forma:



· Centro: cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza, Geografia, Letras, Teatro, Educação Física e Matemática;

· Guarus: cursos de Engenharia Ambiental e Música;



· Itaperuna: cursos de Sistemas de Informação e Química;

· Macaé: cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica.

As provas do vestibular

O processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense consiste em provas realizadas em duas fases. Na primeira fase é aplicada uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sem distinção por cursos, que será realizada em 17 de maio, com duração de 4 horas, das 08h30 às 12h30. O local de realização será indicado no cartão de confirmação da inscrição, disponibilizado aos inscritos entre os dias 13 e 15 de maio. Já na segunda fase, a aplicação das prova será condicionada aos cursos escolhidos pelos candidatos. Para o curso de Arquitetura e Urbanismo será aplicada uma prova de redação e uma prova de habilidade específica, com 4 horas de duração. Para o curso de Licenciatura em Música será aplicada uma prova de redação, uma de habilidade específica teórica e uma de habilidade específica prática, aplicadas em dois períodos de 4 horas. Para os demais cursos será aplicada apenas a prova de redação com duração de 4 horas. Todas as provas serão aplicadas no dia 07 de junho no das 08h30 às 12h30, com exceção à prova de habilidade específica prática do curso de Licenciatura em Música, que será aplicada das 14h30 às 18h30. O resultado das provas e dos candidatos selecionados no processo será divulgado em 09 de julho.

As possíveis dúvidas apresentadas pelos futuros graduandos sobre o processo de inscrição no vestibular serão respondidas através da internet. Os candidatos devem direcionar seus questionamentos para o endereço eletrônico atendimentoaocandidato@iff.edu.br durante o mesmo prazo disponibilizado para a realização das inscrições para os cursos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense atua com a formação profissional em três níveis distintos. A instituição trabalha com foco na educação inicial e continuada de profissionais, com oferta de cursos técnicos, superiores em tecnologia, ensino médio, educação de jovens e adultos, licenciaturas, pós-graduações e mestrados. Trata-se de uma ferramenta fundamental para os estudantes alcançarem a qualificação necessária para trilhar um caminho profissional com consistência e solidez.

Por Luis Fernando Bernardo

Cursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *