Curso de Design de Interiores no Quero Bolsa

A plataforma Quero Bolsa é parceira de algumas faculdades, oferecendo bolsas dessas mesmas para os estudantes interessados. Confira mais informações sobre o curso de Design de Interiores.

O curso de Design de Interiores tem ganhado cada vez mais destaque no mundo atual, isso porque, com as revoluções tecnocientíficas, as inovações tecnológicas ganham cada vez mais peso e, com elas, novas necessidades e novas profissões surgem. O design, de forma geral, está presente em uma grande maioria das profissões futurísticas. Mas, no que consiste a graduação e a aplicabilidade de um profissional atuante nessa área específica do design?

Primeiramente, é perceptível a confusão entre esse curso e Arquitetura e Urbanismo, já que as grades curriculares são parecidas e contam com muitas disciplinas iguais. Entretanto, há uma grande diferença: enquanto o arquiteto e urbanista se preocupa com a parte interna, externa e a construção civil de um projeto, o designer de interiores dirige sua atenção para a parte interior, ajustando seu olhar para o ambiente em sua forma mais humanizada. Esse profissional precisa ver através do lugar em si; sendo necessário imaginar as experiências que ainda serão vivenciadas e pensar então no que o ambiente pode oferecer para que aconteçam da forma mais confortável, aconchegante, bonita e, sobretudo, funcional. É por isso que o designer precisa, antes de tudo, entender as possíveis dores que surgirão em seu cliente e solucioná-las antes mesmo que surjam.

Para que isso seja possível, o estudante, durante a sua graduação, deve aproveitá-la da melhor forma possível. Deve fazer isso participando de atividades práticas, teóricas e multidisciplinares, acumulando conhecimentos acerca das mais variadas áreas. Por fim, relacionando conceitos dos mais diversos âmbitos, será muito mais fácil construir um ambiente levando em consideração as conjunturas socioeconômicas, físicas, psicológicas, históricas e culturais desse mesmo. O que resultará em um trabalho mais eficiente e satisfatório para o designer e para o cliente, que o aproveitará de forma harmoniosa.

Hoje em dia, a graduação nessa área ainda não é muito concorrida, por isso as notas de corte não estão lá em cima. As universidades federais e estaduais oferecem ótimas oportunidades de estudo para aqueles que desejam ingressar no curso. Em contrapartida, se o interesse maior for em uma instituição particular, também há muitas vagas disponíveis. Além disso, muitos estudantes se interessam nas bolsas oferecidas pela plataforma online chamada Quero Bolsa, por ser simples e rápida, sem grandes passos burocráticos. A plataforma é parceira de algumas faculdades, oferecendo bolsas dessas mesmas para os estudantes interessados. Para verificar as opções de bolsa nos cursos e instituições específicas, basta entrar no site e tudo pode ser feito on-line. Se uma bolsa for encontrada, basta selecioná-la, adquirir a pré-matrícula e usufruir do desconto bolsista até o fim do curso. Entretanto, fique atento, porque existem condições: apenas os alunos não matriculados, que estiverem iniciando o curso e sem vínculo anterior algum com a instituição podem concorrer à bolsa pela plataforma Quero Bolsa.

Além disso, a graduação em Design de Interiores pode ser específica em bacharelado ou tecnológico. A primeira, bacharelado, tem o currículo mais próximo da grade de um arquiteto e urbanista, com mais atividades dedicadas ao desenho técnico, atividades práticas, criação de projetos e técnicas usadas em construções civis. A segunda, específica em tecnologia, é mais focada na criação de projetos de interiores com base em tendências em vigor, levando em contas as necessidades da sociedade atual, que muda a todo o tempo. Os tipos de formação para o curso são: bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico.

O mercado de trabalho é vasto e tem crescido, pois, além de haver um grande leque de oportunidades de trabalho no ramo da arquitetura e engenharia, também há infinitas possibilidades de trabalho no âmbito do design, que só cresce a cada dia. Além disso, poderá ser um empreendedor e inovar em seu próprio negócio.

Para mais informações acerca do curso no mundo prático além do teórico, é viável questionar profissionais atuantes na área antes de tomar uma decisão que definirá seus futuros passos e, possivelmente, a sua vida.

Por Davi Soares

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais