Programa Minha Chance – Cursos de Qualificação





O Programa Minha Chance, do Estado de São Paulo, está com mais de 1 mil vagas abertas para quem deseja fazer um curso de qualificação.

Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, ainda mais com a concorrência cada vez maior para determinadas vagas. Enquanto algumas pessoas buscam a qualificação profissional através dos cursos superiores, outras precisam se reposicionar em sua área.

Para ajudar quem ainda não conseguiu a tão sonhada vaga de emprego e sabe da importância de sempre se manter atualizado, o Programa Minha Chance, do estado de São Paulo, está com mais de 1 mil vagas abertas para quem deseja fazer um curso de qualificação.




Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever para o Programa Minha Chance, qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos, seja alfabetizada, tenha residência fixa no estado de São Paulo e esteja desempregado.

O objetivo dos cursos é qualificar profissionais que estão fora do mercado de trabalho, então, quem já está com a carteira assinada não poderá tentar uma das vagas.


Parceria com grandes empresas

Algumas grandes empresas já haviam relatado a dificuldade em encontrar profissionais devidamente qualificados para atuarem em determinadas áreas. O governo de São Paulo decidiu então que, através do Programa Minha Chance, poderia beneficiar tanto empregadores quanto pessoas que estão em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Assim, foi feita uma parceria com empresas como Ri-Happy e Bracell, para que os cursos possam ser oferecidos de forma gratuita e posteriormente os profissionais encaminhados para vagas nestas empresas.

Cursos oferecidos

Dentre as mais de 1 mil vagas estão cursos nas áreas de:

  • Ajudante de cozinha;
  • Assistente contábil;
  • Camareira;
  • Técnicas de vendas;
  • Operador de caixa;

Caso queira conferir todos os cursos que foram abertos pelo Programa Minha Chance, você pode acessar o link: http://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/cursos_minhachance.pdf.

Neste documento está descrito o município em que o curso será oferecido, o número de vagas, a data de início, o local em que será realizado e a empresa parceira responsável.

Além da capital paulista, é possível encontrar cursos de qualificação também no interior de São Paulo.

Onde se candidatar

Caso tenha se interessado por uma das vagas abertas e esteja dentro dos requisitos para realizar o curso de qualificação, você deverá fazer sua inscrição até o dia 23 de janeiro, através do portal Via Rápida.

Lembre-se de preencher corretamente todos os seus dados pessoais, especialmente o e-mail, pois é através do correio eletrônico que os candidatos serão avisados e chamados para darem início ao curso escolhido.

Certificado ao final do curso

Quando terminar o curso de qualificação, o aluno irá receber um certificado, sua comprovação de que agora pode atuar na área em que escolheu.

Além do certificado, todos que concluírem os cursos serão encaminhados para processos seletivos de vagas em aberto nas empresas parceiras, tendo assim a chance de já saírem empregados.

Como o Programa Minha Chance já sabe quais são as necessidades de mão de obra de cada empresa parceira, a maioria dos candidatos, se tiver interesse, já pode iniciar o ano com a carteira assinada, assim que concluir o curso de sua escolha.

O que é o Programa Minha Chance

Criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE), o programa tem como principal objetivo facilitar o acesso da população a cursos de qualificação, incluindo pessoas que não tem renda para realizar um curso pago.

A parceria é feita com determinadas empresas, que estão em busca de candidatos qualificados para suas vagas em abertos. Além de ofertar a qualificação, contando com a ajuda do governo, os parceiros têm também a chance de já encontrarem o profissional que estão buscando.

Todas as empresas parceiras cadastram suas vagas abertas e em quais áreas é necessário que o contratado seja qualificado. A SEDE realiza, então, uma avaliação e determina em quais regiões de São Paulo é mais interessante oferecer determinados cursos de qualificação. Em seguida, são abertas as turmas, nas regiões de São Paulo com maior necessidade, e divulgada a informação para a população.

Por Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Cursos de Qualificação



Post Comment