Cursos Técnicos no IFSC 2019 – Inscrições Abertas





IFSC abre 2.328 vagas em diversos cursos técnicos.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma instituição pública federal de ensino. O Instituto é voltado para a educação profissional, científica e tecnológica, ofertando cursos gratuitos e de qualidade nos mais diversos níveis: qualificação profissional, educação de jovens e adultos, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nos seus 22 campus espalhados pelo Estado. A instituição está com inscrições abertas para quem deseja fazer um de seus cursos técnicos, e nesse post você confere informações sobre o processo seletivo.

Como realizar sua inscrição?

Quem tem interesse em se inscrever para o processo seletivo do IFSC deve realizar seu cadastro por meio do endereço eletrônico da instituição, na parte dos editais com inscrições abertas (clique aqui para ir até a página) ou diretamente no portal de inscrição do instituto (sistemadeingresso.ifsc.edu.br/principal.php). Quem não tem acesso à computador com internet pode ir presencialmente até um dos campus onde há telecentros disponíveis para efetuar a inscrição. O prazo máximo para se candidatar é dia 17 de junho, e a seleção será por meio de sorteio eletrônico.




Quem pode se inscrever?

Os processos seletivos abertos no momento são para ensino técnico integrado, concomitantes, subsequente ou ainda na modalidade Proeja. Abaixo, citamos os requisitos para cada uma das modalidades, de acordo com o próprio portal do IFSC.

Cursos técnicos integrados – para quem possui ensino fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o ensino médio no IFSC junto a uma formação técnica.


Cursos técnicos concomitantes – possibilitam ao aluno cursar paralelamente o ensino profissionalizante no IFSC e o ensino médio em outra instituição. O pré-requisito é ter a primeira série do ensino médio completa.

Cursos técnicos subsequentes – destinados a pessoas que já concluíram o ensino médio. Por Cursos Proeja – unem o ensino fundamental ou médio com o profissionalizante dentro do IFSC, mas para pessoas com pelo menos 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio).

Quais são as vagas?

São ofertadas 2.328 vagas em 57 cursos técnicos de todas as modalidades apresentadas em 17 campus do IFSC: Campus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. Quanto aos cursos disponíveis, há diversas opções, dentre elas: administração, técnico em eletromecânica, têxtil, moda, logística, agroecologia, edificações, manutenção e suporte em Informática, mecânica, eletroeletrônica, segurança do trabalho, Agrimensura, desenvolvimento de sistemas, manutenção automotiva, técnico em meio ambiente, meteorologia, saneamento, confeitaria, restaurante e bar, cozinha, panificação, informática para internet, enfermagem, biotecnologia Você pode conferir a lista completa de cursos e unidades do IFSC clicando aqui.

Como é o processo seletivo?

O IFSC conta com um processo de seleção diferenciado. Para cada modalidade de curso, há uma forma de poder fazer parte do instituto. No caso dos cursos técnicos, a maioria dos cursos faz a seleção por meio de uma prova classificatória, mas alguns campus adotam o sorteio eletrônico – para os editais abertos para os cursos no momento, o processo seletivo acontecerá no dia 19 de junho por meio de sorteio. Outras formas de seleção utilizadas pelo instituto além do sorteio e exame de classificação são Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e análise documental, a depender do tipo de curso. O sorteio considera ainda o sistema de cotas: 50% das vagas são reservadas para candidatos oriundos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD). A partir do dia 25 de junho será possível verificar a lista dos candidatos selecionados em primeira chamada para a realização da matrícula através do site do IFSC na ala de Resultados (www.ifsc.edu.br/resultados).

Por Gabriela P.

Cursos técnicos



Post Comment