Cursos Técnicos no Senai BA 2019 – Inscrições Abertas





Senai da Bahia oferta 3.820 vagas em cursos de educação e profissionalização técnica de nível médio na modalidade presencial.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – abriu inscrições para 3,2 mil vagas no estado da Bahia espalhadas por campus da capital e do interior. De acordo com o edital divulgado pela instituição de ensino, são oportunidades para o turno matutino, vespertino e noturno contando com bolsa de estudo e parcelas que chegam até quatrocentos reais com descontos.

Mais especificamente serão 3.820 vagas para os cursos de educação e profissionalização técnica de nível médio na modalidade presencial. Os candidatos interessados podem entrar através do desempenho obtido pelo ENEM a partir do ano de 2014 com pontuação média de 550 ou mais pontos. Outra forma de ingresso é através da matrícula tradicional.




Segundo o SENAI, as matriculas podem ser realizadas através do site: http://www.tecnicosenai.com.br sendo que aqueles que têm interesse em concorrer através da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio podem por lá preencher esta opção. A inscrição é gratuita em todas as formas de ingresso e a seleção dos candidatos por essa modalidade segue até o dia 18 de junho deste ano.

Já para os candidatos que optarem pelo ingresso de forma tradicional, a seleção dos interessados nesta opção segue até o dia 07 de julho.


Horário das aulas

O edital também compreende os horários de matrículas no polo escolhido pelo aluno. Todos os turnos abrangem instruções de segunda-feira à sexta-feira sendo que pela manhã se inicia às 07h30 e se encerra às 11h30; a tarde iniciando às 13h e encerrando-se as 17h e a noite se iniciando às 18h40 e encerrando-se às 21h40.

Do total da carga horária, até 20% de todo o curso pode ser realizado a distância.

Documentação

No ato da inscrição serão exigidos dos candidatos os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar; carteira de identidade ou outro documento que contenha uma foto; CPF e comprovante de residência; ao candidato pagante deve apresentar o comprovante do pagamento da primeira mensalidade e aos candidatos bolsistas um comprovante de baixa renda.

Polos e oportunidades

No polo de Alagoinhas estão disponíveis as seguintes vagas: Eletromecânica 45 vagas com duração de dois anos e aulas no período vespertino; Eletromecânica com 90 vagas com duração de dois anos e aulas no período noturno; Eletrotécnica com 45 vagas com duração de dois anos e aulas no período noturno; Logística com 45 vagas e duração total de 18 meses com aulas no período noturno e Química com 45 vagas disponíveis com dois anos de duração e aula no período noturno.

No polo de Camaçari se concentram as seguintes oportunidades: Automação industrial com 90 vagas nos períodos vespertino e noturno com duração de dois anos; Eletromecânica com 135 vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno com duração de dois anos; Eletrotécnica com mais 45 vagas disponíveis, aulas pela parte da noite e duração de dois anos. Para a vaga de logística estão a disposição 90 vagas com aulas pela tarde e noite com duração de 18 meses. A relação de oportunidades se encerra com mais três cursos: manutenção automotiva com 45 vagas no período noturno e duração de 24 meses; mecânica com 45 vagas com aulas à noite e duração de 24 meses; e Qualidade com 90 vagas sendo nos períodos matutino e noturno com duração total de 18 meses.

No polo de Feira de Santana estão disponíveis as seguintes oportunidades: Desenvolvimento de sistemas com 45 vagas disponíveis, aulas no período noturno e duração de 18 meses; eletromecânica com noventa vagas nos períodos vespertino e noturno com duração de dois anos; eletrotécnica com oportunidades pela manhã e noite e duração também de 24 meses; logística com 45 vagas no período noturno e duração de 18 meses; manutenção automotiva e mecânica com 90 vagas, duração de 24 meses e aulas durante a noite; mecatrônica com 45 vagas o período noturno com duração de 24 meses e segurança do trabalho com mais 45 vagas no período noturno e duração de 24 meses.

Os polos de Ilhéus e Juazeiro estão com vagas abertas nos cursos de eletromecânica com aulas à noite e duração de 24 meses e eletrotécnica com aulas no período noturno e duração de 24 meses, respectivamente. São 45 oportunidades em cada curso.

O polo de Lauro de Freitas conta com vagas nas áreas de automação industrial, desenvolvimento de sistemas e eletromecânica com aulas a noite e 45 vagas em cada uma das oportunidades com duração de 18 a 24 meses, Para eletrotécnica são 90 vagas com aulas à noite e duração de 24 meses; logística e segurança do trabalho com instruções à noite e duração de dois anos e as oportunidades de mecânica com 90 vagas, aulas pela manhã e noite com duração de 24 meses e química com oportunidades pela tarde e noite com 90 vagas e duração de 24 meses fecham as oportunidades.

Os polos de Vitória da Conquista e Serrinha as oportunidades são para eletrotécnica e eletromecânica, respectivamente. São aulas durante a noite com duração de 24 meses e 45 vagas em cada um destes cursos.

Os polos de Salvador têm vagas espalhadas na grande maioria dos cursos: na unidade Cimatec as oportunidades são para desenvolvimento de sistemas, biotecnologia, edificações, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica, mecatrônica, petroquímica e redes de computadores com cursos de duração entre 18 a 24 meses e aulas no período noturno. Já na unidade Denzedeiros os alunos encontram oportunidades em automação industrial, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletromecânica e eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, redes de computadores e segurança do trabalho com duração de até 24 meses e aulas em todos os turnos.

O edital completo você encontra neste link: http://senaiweb2.fieb.org.br/ARQUIVOS/EDITAL-SENAI_CHP_2019_2.pdf e as inscrições podem ser realizadas no site: http://www.tecnicosenai.com.br.

Por Leandrinho de Souza

Cursos



Post Comment