Vagas Abertas no Programa Mediotec 2019





São mais de 82 mil vagas à disposição de jovens e adultos que precisam ou mesmo desejam completar suas formações acadêmicas, como ensino técnico ou ensino superior.

Uma das melhores vias de formação acadêmica, na atualidade, é o método de educação a distância, que está sendo promovido por diversas instituições.

Entre as grandes empresas que estão promovendo este tipo de formação está o Mediotec. O novo Programa MEDIOTEC consiste, verdadeiramente, em uma iniciativa do próprio Governo Federal. A meta está em poder facilitar, cada vez mais, o acesso dos estudantes ao ensino técnico; por conseguinte, encaminhar a todos para a formação profissional e técnica, estabelecendo uma importante integração entre nível técnico e nível médio.




O programa intitulado MEDIOTEC consiste no seguinte:

Trata-se de uma organização que é parte integrante do chamado Programa Nacional para Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Está estabelecido como uma instituição cuja principal função está em garantir programas destinados à formação técnica e profissional dos acadêmicos de ensino médio.

A relação de cursos ofertados entre as unidades segue abaixo:

O curso de Técnico em Administração; curso de Técnico em Comércio; curso de Técnico em Comunicação Visual; curso de Técnico em Enfermagem, com especialização em complementação técnica; curso de Técnico em Estética; curso de Técnico em Guia de Turismo; curso de Técnico em Hospedagem; curso de Técnico em Informática; curso de Técnico em informática para internet; curso de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; curso de Técnico em Massoterapia, para turmas formadas desde 2019; curso de Técnico em Meio Ambiente; curso de Técnico em Multimídia; curso de Técnico em Nutrição e Dietética; curso de Técnico em Orientação Comunitária; curso de Técnico em Podologia; curso de Técnico em Produção de Moda; curso de Técnico em Publicidade; curso de Técnico em Recursos Humanos; curso de Técnico em Segurança do Trabalho e curso de Técnico em Teatro.


Na atualidade o projeto está com mais de 82 mil vagas à disposição do governo, sendo que este programa está reservado aos jovens e aos adultos que precisam ou mesmo desejam completar suas formações acadêmicas, como ensino técnico ou ensino superior.

Este projeto, de modo integral, consiste em um programa que presta apoio aos jovens estudantes pertencentes à rede pública, e que têm interesse em seguir adiante na formação regular, com posterior ingresso em graus maiores. A meta do governo é encaminhar o máximo possível de jovens para a formação completa. Incentivar estudantes a prosseguirem nos estudos, para conquistarem futuros empregos.

Todos os estudantes, que cursarem qualquer uma das matérias disponíveis, terão direito ao certificado em nível técnico, podendo, em seguida, atuar na área de formação.

Este novo programa do Ministério da Educação disponibiliza em torno de 107.465 vagas para mais de 131 cursos técnicos, inteiramente gratuitos, reservados aos estudantes pertencentes à rede pública de ensino.

Este novo programa do MEDIOTEC possui uma grande parceria junto às instituições públicas e privadas de ensino médio. Por este meio, o conjunto de vagas que compõem o programa do Pronatec está organizado conforme o mapeamento realizado sobre as demandas existentes no mercado de trabalho e de renda.

Todo este rol de vagas selecionadas está a critério de todas as secretarias estaduais, de acordo com as diretrizes previamente definidas pelo Ministério da Cultura e da Educação, MEC.

Este projeto tem por meta, também, incentivar mais parcerias entre as grandes instituições participantes, abrangendo diversas empresas da região. Deste modo, se abrem mais vias de acesso para os estudantes da rede pública de ensino ingressarem nestes programas, na condição de aprendizes ou de estagiários ao longo a realização do curso.

Fazem parte deste programa instituições de ensino tanto públicas quanto privadas, que se apresentam como as responsáveis no projeto, sob a gestão dos Ministérios e das Secretarias de Estado e Distritais da Educação.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos



Post Comment