Cursos Técnicos Abertos no Distrito Federal – 2018




Inscrições para cursos técnicos voltados ao ensino médio serão recebidas até o dia 8 de novembro de 2018 no Distrito Federal.

Muitas pessoas que estão matriculadas ainda o período escolar desejam iniciar a vida profissional de alguma forma. Com isso, diferentes instituições sejam de ordem pública ou privada já oferecem cursos profissionalizantes com a intenção de atender esse desejo desses indivíduos. E uma organização que está prestes a receber novos alunos é a rede pública de ensino do Distrito Federal representada pela Secretaria de Educação do DF. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria, o período de matrícula já foi aberto e se tem vagas para cursos de diferentes modalidades. Para saber todos os detalhes confira o texto abaixo.

Informações a respeito dos cursos oferecidos para estudantes do ensino médio em Brasília

Se você leu o primeiro parágrafo e ficou interessado em participar de um desses cursos, saiba que o número de vagas é expressivo. Uma vez que são ao todo 3.239 oportunidades. As aulas referentes aos cursos técnicos vão ser ministradas em diferentes escolas do Distrito Federal. Os alunos vão receber essa formação de forma totalmente gratuita. De forma geral podem se inscrever estudantes que estejam matriculados no segundo ou no terceiro ano do ensino médio. Em alguns casos, pessoas que estão terminando a formação escolar durante o período de inscrições.


Confira agora a relação das vagas, os cursos oferecidos e os locais:

– Local: Centro de Educação Stella dos Cherubins Guimarães Trois:

140 vagas para Informática para internet integrado ao ensino médio.

– Local: Cemi do Cruzeiro:


150 vagas para Informática para internet integrado ao ensino médio.

– Local: Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Gama:

80 vagas para Informática para internet integrado ao ensino médio.

– Local: Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis:

46 vagas para Controle ambiental integrado à educação de jovens e adultos.

– Local: Centro Educacional 2 (CEd 2) do Cruzeiro:

70 vagas para Serviços públicos integrado à educação de jovens e adultos.

– Local: Centro de Educação Profissional Articulado do Guará – Professora Teresa Ondina Maltese:

200 vagas para Enfermagem.

216 vagas para Computação Gráfica.

– Local: Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina:

95 vagas para Enfermagem.

95 vagas para Nutrição e dietética.

140 vagas para Análises clínicas.

145 vagas para Saúde bucal.

– Local: Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia:

100 vagas para Administração integrado à educação de jovens e adultos (a distância).

100 vagas para Informática integrado à Educação de Jovens e Adultos (a distância).

140 vagas para Logística.

315 vagas para Administração.

315 vagas para Informática.

– Local: Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília:

168 vagas para Telecomunicações.

252 vagas para Eletrotécnica.

252 vagas para Eletrônica.

360 vagas para Informática.

Tem-se algumas particularidades para cada um desses cursos que foram citados acima, como o período das aulas, alguns pré-requisitos, em alguns casos, a escolha dos alunos para preencher uma das vagas vai acontecer por meio de um sorteio. Já em outras situações, os interessados vão passar por um processo seletivo. Dessa forma, é de extrema importância que se leia o edital referente a cada um dos locais que foi apresentado acima. Para verificar cada um desses documentos basta clicar ao edital referente a cada um desses centros em que as aulas vão ser ministradas.

O documento se encontra neste link: http://www.se.df.gov.br/inscricoes-para-ensino-profissional-comecam-nesta-segunda-feira. Após entrar neste primeiro endereço eletrônico, clique em “Inscrições”. Uma nova aba vai ser aberta em seu navegador e todos os editais estarão dispostos no item “1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES”. Nestes editais também constam tudo o que é preciso para que os selecionados possam realizar a matrícula sem nenhum problema. Por isso, é de extrema importância ler o edital completo, pois, cada um desses documentos tem pontos diferentes. Obviamente, você deve dar prioridade a leitura do edital corresponde ao seu curso. Lembrando que os alunos só podem participar de um curso e devem escolher o período das aulas.

Período de inscrições

Como mencionado no parágrafo de introdução, o período de inscrições já foi iniciado e ele termina na quinta-feira, dia 08 de novembro de 2018. As inscrições devem ser feitas no seguinte link: www.educacao.df.br.gov.br. Um aviso importante, para os centros em que se tem processo seletivo, o aluno tem que comparecer na unidade em que as aulas vão ser ministradas para validar a inscrição. Neste caso, são os seguintes centros que vão realizar processo seletivo: CEMI-Gama, CEP-EMB, ETP e CEP.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Cursos técnicos



Post Comment