Curso Técnico em Guia de Turismo no Cetam

  

  

Este curso profissionalizante foi elaborado no Eixo Tecnológico da linha de Turismo, Hospitalidade e do Lazer. A sua carga horária oficial está determinada em 940 horas.

Na atualidade, no Brasil e em demais partes do mundo, existem uma série de alternativas no ramo educacional de cursos técnicos profissionalizantes, os quais consistem em um tipo de educação profissional de grande eficiência, difundidos de modo democrático. Portanto, os grupos de pessoas que são mais beneficiados por meio de cursos técnicos profissionalizantes são os jovens acadêmicos, ou mesmo os grupos de adultos que estejam interessados em voltar ao mercado de trabalho. A vantagem dos cursos dessa natureza se dá, também, no sentido de poder promover um amplo desenvolvimento de competências e em qualificações para o mercado de trabalho, tanto no trabalho formal quanto no trabalho informal.

Deste modo, destaca-se entre muitas outras instituições de alta categoria, nesse ramo de educação, ofertando um amplo leque de cursos técnicos profissionalizantes, a instituição Cetam, a qual consiste em uma grande organização que se tornou responsável pela realização do ensino técnico eficiente, cujos profissionais atuam dentro do ramo profissionalizante realizado no âmbito de caráter público, sendo que a sua principal unidade está localizada no Estado do Amazonas. Trata-se, então, de um intenso projeto de cursos profissionalizantes, sob a responsabilidade do Estado, que integra uma longa estrutura atrelada ao Poder Executivo do Governo do Estado do Amazonas.


Esta organização está localizada no seguinte endereço: Avenida Pedro Teixeira, número 2354; cujo CEP: 69040-000; na Capital de Manaus, Estado do Amazonas. O seu horário oficial de funcionamento se dá sempre entre as 8 horas e as 17 horas semanalmente.

Portanto, a instituição Cetam está configurada em uma grande rede administrativa competente, que dispõe da divisão dos departamentos internos, sendo diretamente atrelados ao setor de Administração Superior, de administração de Assistência e ao setor de Assessoramento; como também do setor de Atividade Meio e com todas as demais Atividades Fim. Estes setores estão distribuídos conforme segue abaixo:

O conjunto que estrutura a administração do Cetam está organizado em diversos departamentos que abarcam as seguintes atividades: da Administração Superior, exercida diretamente por meio da Presidência; do departamento de Assistência e de Assessoramento, em que são exercidas todas as funções de Gabinete, de Assessoria, da direção de Procuradoria Jurídica e a da intitulada Comissão Permanente de Concursos. Os outros setores abrangem as Atividades Meio, que funcionam no interior da Diretoria Administrativo Financeira; abarcando o setor onde são exerce a atividades de Gerência de Pessoal, o trabalho da Gerência de Logística, da Gerência das Compras; da Gerência do Orçamento e do setor de Finanças.

  

Deste modo o novo curso que está em aberto, é o seguinte:

O curso Técnico profissionalizante em Guia de Turismo. Este profissional atua de modo a orientar, assistir e conduzir as pessoas ou grupos durante os traslados, os passeios, as visitas, as viagens, dentro do princípio da ética profissional e do respeito ao meio ambiente, respeito à cultura e à legislação federal. Atua informando as pessoas a respeito dos aspectos socioculturais, dos aspectos históricos, dos aspectos ambientais, dos geográficos e demais outros que interessem ao turista. Atua apresentando aos viajantes as demais opções existentes de roteiros e de itinerários turísticos sempre disponíveis e, se assim for o caso, deverá até conceber alguns roteiros mais seguros, levando em conta as expectativas e necessidades dos turistas. Trabalha por meio de instrumentos de comunicação, de localização, de técnicas de condução, por meio de interpretação tanto ambiental quanto cultural.

Este curso profissionalizante foi elaborado no Eixo Tecnológico da linha de Turismo, Hospitalidade e do Lazer. A sua carga horária oficial está determinada em 940 horas.

Para mais informações e atualizações acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-guia-de-turismo.

Por Paulo Henrique dos Santos



Post Comment