Curso Técnico em Estética no Cetam




O Curso Técnico em Estética é uma função que exige escolaridade de nível médio.

O Cetam – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – oferece oportunidades para pessoas interessadas em aprender mais e ingressar no mercado de trabalho como Técnico em Estética. A carga horária total do curso é de 1.200 horas. Vale lembrar que o Cetam conta com unidades presenciais e também sistema EAD.

As inscrições podem ser realizadas via internet por meio do endereço eletrônico http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-estetica.


Saiba mais sobre como funciona o mercado para técnico de estética e algumas particularidades da função:

Em linhas gerais, o técnico de estética é uma função que exige escolaridade de nível médio. Esse profissional realiza cursos e se capacita para obter conhecimentos relacionados aos diversos aspectos da pele. Com isso, ele é qualificado para identificar e executar ações e procedimentos faciais visando a sua manutenção, tratamento e recuperação.

Em outras palavras o técnico em estética é um profissional que atua no mercado auxiliando e promovendo a saúde e bem-estar de seus clientes.


É importante ressaltar que há uma série de possibilidades no mercado para esse tipo de profissional. Tudo depende das especialidades desenvolvidas por ele assim como de suas preferências e foco de atuação. Mas de uma forma geral podemos ressaltar algumas das principais áreas:

  • Limpeza, hidratação e cuidados gerais com a pele do corpo e do rosto;
  • Massagens corporais e faciais;
  • Técnicas e procedimentos de depilação;
  • Técnicas e procedimentos para drenagem linfática corporal;
  • Técnicas de tratamento para pés e mãos;
  • Tratamentos e cuidados estéticos para os períodos pré e pós-operatório.

Quais são os campos de atuação do técnico em estética?

O campo de atuação desse profissional é muito extenso e variado. Ele pode, por exemplo, atuar em Hotéis, Centros Médicos, Indústrias, Resort, SPAs, Clínicas, Academias, Salões de Beleza e Centro de Estética. Outro setor onde esse profissional é muito requisitado é nas produtoras de conteúdo que trabalham com criação de vídeos, filmes, fotos e comerciais.

Como observamos anteriormente, é o próprio profissional quem definirá seu futuro. Entretanto, durante o período de formação ele precisará conhecer e dominar todas as técnicas estéticas.

Mercado de trabalho para técnicos em estética

O mercado de trabalho para o profissional técnico em estética segue crescendo a cada ano. Esse desenvolvimento se tornou tão significativo que, em 2012, foi sancionada a lei n° 12.592 responsável por promover a regulamentação da função.

A remuneração desse profissional é variável. Na realidade, os salários tem uma relação próxima com a região onde ele atuará, o campo de atuação, tempo de experiência e cursos de especialização. Porém, em uma média para o início da carreira os salários ficam em torno de R$1.111,68.

Profissionais de nível técnico

Não é novidade alguma que profissionais qualificados em nível técnico têm cada vez mais oportunidades no mercado de trabalho com salários muito interessantes. Ainda assim, dentro dessa categoria existem algumas funções em específico que são vistas como aquelas que mais chances apresentam.

Nesse cenário podemos destacar algumas delas:

  • Técnico especializado em vendas;
  • Técnico de instalação, manutenção e reparadores para o setor de telecomunicações;
  • Técnicos na área de monitoração e operação de computadores;
  • Técnicos para linha de montagem do setor automobilístico;
  • Técnicos em programação;
  • Técnicos para a manutenção de máquinas e sistemas.

Segundo informa o Sistema Nacional das Indústrias a formação de nível técnico tem sido, nos últimos anos, um dos principais caminhos para quem deseja ingressar no mercado.

Por outro lado, mesmo podendo ser observado o crescimento no segmento é fundamental que o profissional tenha em mente que tudo dependerá de sua qualificação. Isso significa que mesmo após sua formação ele precisa se preocupar em conquistar cada vez mais especializações em sua área de forma que consiga se destacar entre aqueles que já estão no mercado.

Para obter mais informações sobre o mercado de estética e cursos de qualificação uma boa dica é ficar de olho nas principais instituições de ensino profissionalizante. Elas acompanham de perto todas as mudanças da área.

Por Denisson A. Soares



Post Comment