Curso Técnico em Geoprocessamento no Cetam

  

  

Cetam oferta vagas em seu Curso Técnico em Geoprocessamento.

Na vida moderna a quantidade de cursos técnicos e profissionalizantes aumentou de modo assombroso, sobretudo na era digital, onde é possível acessar canais de cursos variados por meio de Tablets, Smartphones ou Celulares. Verdadeira revolução positiva em todos os sentidos.

Entre as grandes instituições, na atualidade, que abrem um leque muito variado de possibilidades de carreira, está o Cetam, que consiste em uma instituição de ensino responsável pela abertura de variadas ofertas no setor da educação profissional pública, dentro do Estado do Amazonas, o qual integra a própria estrutura do Poder Executivo do Governo daquele Estado. O seu endereço é o seguinte: Av. Pedro Teixeira, número 2354, o CEP: 69040-000, no município de Manaus, Estado do Amazonas. O horário oficial de atendimento se dá entre as 8h e 17h.


O instituto Cetam está munido de uma grande e eficiente estrutura administrativa constituída por diversos órgãos internos que compõem a Administração Superior; o departamento de Assistência e de Assessoramento; o departamento de Atividade-Meio e o departamento de Atividades-Fim, todos distribuídos conforme o seguinte critério:

1 – o setor de Administração Superior, gerido pela própria Presidência;

2 – o setor de Assistência e Assessoramento, no qual funcionam: o Gabinete, a Assessoria, a Procuradoria Jurídica e a Comissão Permanente de Concursos;

  

3 – setor de Atividades Meio, onde funcionam: a Diretoria Administrativo-Financeira, ou DAF, que inclui: a Gerência de Pessoal, a Gerência da Logística, a Gerência das Compras, a Gerência do Orçamento e Finanças e de Protocolo;

4 – setor de Atividades Fim, onde operam: a Diretoria Acadêmica, ou DAC, a Secretaria Acadêmica, o Planejamento Acadêmico, a Coordenação de Formação Inicial e Continuada, a Coordenação da Formação Técnica, as Unidades Descentralizadas de Ensino, os Núcleos da Educação Profissional, a Diretoria de Relações Institucionais e Empresariais, ou DIREI, a Coordenação dos Projetos Especiais, a Coordenação dos Eventos Institucionais, a Coordenação do Monitoramento, de Avaliação Institucional e de Coordenação da Interlocução Institucional.

Todos estes são os departamentos que estruturam o instituto Cetam. Ele possui um rol muito variado de cursos técnicos, destinados aos estudantes que possuam nível médio e técnico de formação acadêmica.

Deste modo, o curso profissionalizante que está sendo oferecido nesta ocasião é o seguinte:

O Curso Técnico em Geoprocessamento, que consiste na formação de um profissional qualificado no planejamento e na execução de atividades, por meio de manipulação nos dispositivos de software; por meio de digitalização; por meio da organização; da interpretação; do processamento; da análise e da edição de dados geográficos imprescindíveis e na conversão de todos os dados chamados Georreferenciados; trabalhar na participação em planejamentos sobre os loteamentos, sobre os desmembramentos, na locação das obras de engenharia; atuar na elaboração e na atualização de cadastro técnico em Multifinalitário; atuar no planejamento de necessários trabalhos no setor de Geomática, para a criação de modelos de fenômenos ambientais; atuar na efetuação dos necessários cálculos e dos desenhos; atuar na elaboração de documentos cartográficos destinados a diferentes sistemas de referências e de projeções; atuar na realização de um tratamento e de uma análise de dados realizada em diferentes sistemas que operam em sensores remotos; atuar no auxílio sobre a execução em trabalhos de levantamentos topográficos; atuar na realização do processamento de dados espaciais e também não espaciais, que são executados a partir da utilização dos sistemas de informação no setor geográfico.

Este programa profissionalizante segue a estrutura de Eixo Tecnológico em Infraestrutura. A carga horária deste curso, em sua totalidade, compõe oficialmente 1.240 horas.

Vale a pena conferir. Para mais informações e atualizações, acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-geoprocessamento.

Por Paulo Henrique dos Santos



Post Comment