Curso de Técnico em Enfermagem no Cetam

  

  

Cetam oferta diversos cursos técnicos no Amazonas, entre eles está o Técnico em Enfermagem.

Na vida moderna a quantidade de cursos técnicos e profissionalizantes aumentou de modo assombroso, sobretudo na era digital, onde é possível acessar canais de cursos variados por meio de tablets ou celulares. Verdadeira revolução positiva em todos os sentidos.

Entre as grandes instituições, na atualidade, que abrem um leque muito variado de possibilidades de carreira, está o Cetam, que consiste em uma instituição de ensino responsável pela abertura de variadas ofertas no setor da educação profissional pública, dentro do Estado do Amazonas, o qual integra a própria estrutura do Poder Executivo do Governo daquele Estado. O seu endereço é o seguinte: Av. Pedro Teixeira, número 2354, o CEP: 69040-000, no município de Manaus, Estado do Amazonas. O horário oficial de atendimento se dá entre as 8h e 17h.


O instituto Cetam está munido de uma grande e eficiente estrutura administrativa constituída por diversos órgãos internos que compõem a Administração Superior; o departamento de Assistência e de Assessoramento; o departamento de Atividade-Meio e o departamento de Atividades-Fim, todos distribuídos conforme o seguinte critério:

A – o setor de Administração Superior, gerido pela própria Presidência;

B – o setor de Assistência e Assessoramento, no qual funcionam: o Gabinete, a Assessoria, a Procuradoria Jurídica e a Comissão Permanente de Concursos;

  

C – setor de Atividades Meio, onde funcionam: a Diretoria Administrativo-Financeira, ou DAF, que inclui: a Gerência de Pessoal, a Gerência da Logística, a Gerência das Compras, a Gerência do Orçamento e Finanças e de Protocolo;

D – setor de Atividades Fim, onde operam: a Diretoria Acadêmica, ou DAC, a Secretaria Acadêmica, o Planejamento Acadêmico, a Coordenação de Formação Inicial e Continuada, a Coordenação da Formação Técnica, as Unidades Descentralizadas de Ensino, os Núcleos da Educação Profissional, a Diretoria de Relações Institucionais e Empresariais, ou DIREI, a Coordenação dos Projetos Especiais, a Coordenação dos Eventos Institucionais, a Coordenação do Monitoramento, de Avaliação Institucional e de Coordenação da Interlocução Institucional.

Deste modo, o programa profissionalizante em questão é o:

Curso de Técnico em Enfermagem, que visa à formação de um profissional capaz de atuar na promoção, na prevenção, na recuperação e na rigorosa reabilitação dos processos de tratamento entre saúde-doença. Trabalhará colaborando com o atendimento de todas as necessidades de saúde dos pacientes sob sua responsabilidade e na comunidade, dentro de todas as faixas etárias. Atuará na promoção da saúde, sob a supervisão de um enfermeiro, em ações de orientação e de preparo dos pacientes para os necessários exames, sabendo respeitar os seus níveis de conhecimento e o grau de complexidade das atividades a serem realizadas, que são referenciadas nos prontuários como necessidades específicas da condição de saúde tanto individual quanto coletiva, que são determinadas pelo próprio processo que gera o estado de saúde e de doença, sabendo apresentar um bom relacionamento interpessoal com cada enfermo; atuar com muito senso crítico-reflexivo e dentro de uma imprescindível autocrítica, de uma iniciativa, de grande responsabilidade e flexibilidade, com um intenso senso de observação e por meio da capacidade de tomar importantes decisões.

Outras atividades abrangem a realização dos cuidados em enfermagem, abarcando as seguintes: realização de curativos; na administração dos medicamentos e das vacinas; na aplicação de nebulizações; no banho de leito; na mensuração antropométrica e na verificação dos sinais vitais, entre outras tarefas de imprescindível importância. Saber prestar a devida assistência em enfermagem aos pacientes clínicos e também cirúrgicos.

O Eixo Tecnológico deste curso é o de Ambiente e Saúde. A carga horária oficial e total deste curso profissionalizante é de 1.800 horas.

Este é um dos cursos técnicos e profissionalizantes mais importantes que existem. Vale a pena conferir. Para mais informações e atualizações, acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-enfermagem.

Por Paulo Henrique dos Santos



Post Comment