Curso Técnico em Eletrotécnica no CETAM




Cetam oferta diversos cursos técnicos, entre eles está o Técnico em Eletrotécnica.

O CETAM oferta diversos cursos técnicos. Entre eles está o de Técnico em Eletrotécnica, um dos cursos mais concorridos entre os candidatos. O CETAM é a sigla para Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, cuja missão é promover diretamente a Educação Profissional no âmbito estadual, nos níveis básico, técnico e tecnológico, como instrumento de cidadania para gerar ocupação e renda, em articulação com os programas de governo.

Como instituição de ensino responsável pela oferta da educação profissional pública, compõe a estrutura do Poder Executivo do Governo do Estado. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas é uma instituição autônoma vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, a SEDUC.


A SEDUC promove e desenvolve ações relacionadas à oferta de educação profissional em todo estado do Amazonas, com foco na capacitação de pessoas para a otimização das oportunidades de emprego e renda através do trabalho autônomo.

O Cetam atua na cidade de Manaus e em mais de 60 municípios do estado do Amazonas, ofertando cursos em unidades próprias de ensino ou por meio de parcerias com instituições de natureza pública federal, estadual e municipal, com o setor empresarial, com organizações não governamentais e com outras entidades.

A oferta de educação profissional realizada pelo Cetam está distribuída em três segmentos distintos: formação técnica, qualificação profissional e inclusão digital.


Para os cursos de formação técnica, são disponibilizadas vagas com carga horária mínima de 800h com duração de até 24 meses. Os cursos são voltados para pessoas que cursam o ensino médio ou já concluíram e que passarão por uma seleção conforme prevê o edital. Nessa linha, o CETAM ainda disponibiliza gratuitamente oferta de curós em de Especialização Técnica, que é um curso realizado após a conclusão de um curso técnico, por isso denomina-se um pós-técnico. Tem duração de até 6 meses e carga horária mínima de 200h. Como já relatado, o curso de Especialização é direcionado apenas a profissionais que já concluíram um curso Técnico na área correlata, e que também tenham passado por um processo e tenham sido aprovados conforme especificações do edital em questão.

A formação técnica em eletrotécnica (ou eletrotécnica) proporciona conhecimentos para atuação em diversos ramos da eletroeletrônica.

A remuneração do eletrotécnico irá variar de empresa para empresa, a forma como atuam no mercado e também da qualidade e capacitação do profissional. De acordo com informações mais recentes do site de empregos Catho, a média salarial brasileira do técnico de eletrotécnica é de R$2.340,96. O técnico também pode atuar de forma autônoma, garantindo assim bons ganhos e flexibilidade nos horários para realização do trabalho. O profissional tem uma vasta gama de trabalho e pode atuar em áreas diversas, tais como Consumo, Distribuição, Transmissão e Geração.

O Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica é um profissional que instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, atendendo os procedimentos da Norma Regulamentadora de nº 10 que trata de segurança em serviços de eletricidade. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.

A carga horária do curso ofertado pelo CETAM é de 1.200h e o local onde os alunos receberam as aulas será Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

Neste curso o aluno aprenderá que esse profissional atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos em baixa tensão. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Contato: processoseletivocetam@cetam.am.gov.br

Por Mariana Giuliani



Post Comment