Curso Técnico em Agropecuária no CETAM – 2018

  

  

Cetam, no Amazonas, recebe alunos em seu Curso Técnico de Nível Médio no setor de Agropecuária.

Os cursos técnicos, desde que foram criados, sempre constituem uma excelente opção para jovens estudantes e mesmo para adultos, no sentido de garantir maiores competências e qualificação no mercado de trabalho, tanto formal quanto informal.

Entre as grandes instituições que estão ofertando cursos técnicos profissionalizantes está a organização Cetam, que consiste em uma instituição que promove o ensino responsável por meio da oferta de uma educação profissional de caráter público, no Estado do Amazonas, o qual integra uma estrutura do próprio Poder Executivo do Governo daquele Estado. A empresa está localizada no seguinte endereço: Av. Pedro Teixeira, nº 2354; com CEP: 69040-000, Manaus, Estado do Amazonas. O horário de atendimento é das 8h às 17h.


O instituto Cetam dispõe de uma grande estrutura administrativa, a qual está constituída de diversos órgãos internos atrelados à Administração Superior, de Assistência e de Assessoramento, da Atividade-Meio e das Atividades-Fim, todos distribuídos da seguinte maneira:

São setores que constituem a Administração Superior, na qual é exercida a Presidência; setor de Assistência e Assessoramento, onde se exerce a função de Gabinete, de Assessoria, da Procuradoria Jurídica e da Comissão Permanente de Concursos; o setor das Atividades Meio, compondo a função da Diretoria Administrativo-Financeira, a DAF, na função de Gerência de Pessoal, de Gerência de Logística, de Gerência de Compras; de Gerência de Orçamento e Finanças; de Protocolo;

Setor de Atividades Fim, que constitui a função da Diretoria Acadêmica, DAC, a Secretaria Acadêmica, de Planejamento Acadêmico, de Coordenação da Formação Inicial e Continuada, de Coordenação da Formação Técnica, das Unidades Descentralizadas do Ensino, dos Núcleos da Educação Profissional, na função de Diretoria das Relações Institucionais e Empresariais, a DIREI, na Coordenação de Projetos Especiais, na Coordenação dos Eventos Institucionais, na Coordenação do Monitoramento e da Avaliação Institucional, na Coordenação da Interlocução Institucional.

  

Deste modo o curso que está em aberto, entre outros, é o seguinte:

Curso Técnico de Nível Médio no setor de Agropecuária

Neste programa a meta está em formar um profissional responsável pelo planejamento, pela execução, pelo acompanhamento e pela fiscalização de todas as etapas dos projetos realizados nos departamentos agropecuários. Atuar na administração de propriedades rurais. Atuar na elaboração, na aplicação e no monitoramento dos programas preventivos para a sanitização necessária sobre a produção animal, a produção vegetal e no departamento agroindustrial. Atuar na fiscalização dos produtos de origem vegetal, origem animal e de fonte agroindustrial. Atuar na realização das medições, na demarcação e nos levantamentos topográficos nas zonas rurais. Atuar em programas para a assistência técnica, na extensão rural e na pesquisa.

Programa estruturado no chamado Eixo Tecnológico, em Recursos Naturais. A carga horária que totaliza este Curso é de 1.200 horas.

Este Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas, o Cetam, consiste em uma autarquia atrelada à Secretaria do Estado e da Educação e da Qualidade do Ensino, o Seduc, o qual promove desenvolvimento de ações destinadas à disposição de educação profissional difundida em todo o Estado do Amazonas, cuja meta principal está na capacitação de profissionais, voltada para a abertura de oportunidades empregatícias e para a geração de renda por meio de um trabalho autônomo e qualificado.

O instituto Cetam opera na capital de Manaus e nos demais 61 municípios do Estado do Amazonas, com oferta de diversos cursos em todas as unidades próprias do ensino, ou promovidos por meio das parcerias entre as instituições de caráter público Federal, Estadual e também Municipal, junto ao setor empresarial, dentro das organizações que não são governamentais e junto a outras entidades de mesma natureza.

Vale a pena conferir. Para mais informações e atualizações, acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-agropecuaria.

Por Paulo Henrique dos Santos



Post Comment