Curso Técnico em Agrimensura no CETAM – 2018




O Curso Técnico em Agrimensura do CETAM tem tido uma grande procura. Saiba tudo sobre ele.

O curso Técnico em Agrimensura no Cetam tem tido uma crescente procura, mas é preciso que o interessado tenha total conhecimento sobre o que é o curso, as vantagens e desvantagens dessa profissão e mais, como anda o mercado de trabalho nessa área, afinal, tão logo termine o curso, ou até mesmo antes, já terá que começar a enviar currículos, fazer contato com empresas diversas, então é bom estar ciente de tudo desde agora.

'Agri' significa terra e 'Mensura' é medição, ou seja, Agrimensura é o trabalho de fazer a medição de terra, seja para qual for a finalidade, atuando na área de engenharia, fazendo levantamentos topográficos e até georreferenciamento de imóveis, tanto na zona rural como também urbana. Importante ressaltar aqui, que a engenharia é uma área que tem ligação direta com o mercado de infraestrutura, que tem crescido muito nos últimos anos e gerando vários empregos por todo o país, só que as empresas são exigentes e estão sempre buscando profissionais técnicos que realmente sejam qualificados.


O curso Técnico em Agrimensura no Cetam é uma ótima oportunidade para que o aluno possa garantir uma excelente qualificação profissional, tendo muito mais chance de conseguir um emprego no concorrido mercado.

O que faz este profissional

O Técnico em Agrimensura tem uma série de responsabilidades, por exemplo, ele é quem faz todos os levantamentos, além de implantações topográficas e também geodésicas através dos levantamentos altimétricos que são feitos, além dos planimétricos. O técnico em Agrimensura também é responsável pela execução, através de técnicas específicas de mensuração e de automatização, toda a coleta de informações que serão utilizadas no georreferenciamento dos imóveis.

Ainda cabe ao técnico em Agrimensura fazer a interpretação de fotografias aéreas e em alguns casos até mesmo de imagens feitas por satélites, dependendo da situação. Este profissional também faz a análise de toda documentação e demais informações cartográficas, interpretando fotos terrestres, além de orbitais, assim como mapas, plantas e também cartas. Terá que identificar todo tipo de acidente geométrico, além dos pontos de apoio que servirão para o georreferenciamento e também amarração, buscando sempre coletar dados geométricos.


Mas as funções de um técnico em agrimensura não terminam por aí, pois ele é quem fica encarregado de fazer a elaboração das plantas, cartas e também dos mapas georreferenciados. Terá ainda que participar ativamente de loteamentos, dos desmembramentos e também de obras de engenharia e em alguns casos, até de locação.

O técnico em agrimensura fará ainda o planejamento de todo trabalho em geomática, providenciando todos os cálculos e os desenhos, elaborando os documentos cartográficos que se fizerem necessários. Esse profissional é que fará a definição das escalas, realizar os cálculos cartográficos. Terá que implantar pontos de projeto no campo, entre outras funções.

Onde atuar

Há várias áreas que este técnico pode atuar, mas é bom lembrar que em algumas regiões do país, há maior número de vagas abertas, então é preciso analisar também esta questão, saber se na região onde você mora há um bom campo de atuação e as empresas estão contratando.

O técnico em agrimensura poderá trabalhar na área de construção civil e também arquitetura, além de estradas, saneamento, linhas de transmissão e em loteamentos.

Também são abertas vagas em áreas com mineração, entre outras.

Muitas empresas firmam parceria com o Cetam, de forma que vários alunos conseguem um emprego antes mesmo de terminar o curso, ou quando chegam ao fim, já têm uma oportunidade esperando.

O Cetam – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – oferece ensino de qualidade no Amazonas e conta com uma excelente infraestrutura, para garantir melhor aprendizado. Esse curso de técnico em agrimensura tem carga horária de 1.200 horas e para obter mais informações, é só acessar aqui www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-agrimensura.

Por Russel



Post Comment