Fies 2018-2 tem Edital Publicado



  

Inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil irá até o dia 22 de julho de 2018.

Se você é um estudante que almeja por uma oportunidade de realizar um curso universitário mas não possui condições financeiras para arcar com seus custos, acaba de surgir uma notícia que irá te animar. É que acaba de ser publicado o edital de abertura do Fies 2018/02. Continue a ler este artigo e saiba de todas as informações necessárias para fazer o financiamento para o segundo semestre deste ano de 2018. As inscrições serão abertas nos próximos dias. Saiba mais.

Quem busca pela oportunidade de fazer parte do Fundo de Financiamento Estudantil, o popular Fies, mais uma chance está chegando. Trata-se do edital de abertura do programa que já teve sua publicação realizada no Diário Oficial da União. Segundo as últimas informações, a publicação do documento se deu na última terça-feira, dia 10 do mês de julho.

Dessa forma, as inscrições para o Fies serão abertas aos interessados a partir do dia 16 do mês de julho e na data do dia 22 elas serão encerradas.

De acordo com o previsto pelo MEC, que é o Ministério da Educação, serão disponibilizadas neste segundo semestre o equivalente a 150 mil vagas novas. Quantitativo este que se somado ao ofertado no primeiro semestre somam 310 mil vagas no total disponibilizadas neste ano, uma vez que para o primeiro semestre foram liberadas 155 mil vagas para o financiamento.

O programa criado pelo Governo Federal é voltado para estudantes de baixa renda que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, o popular Enem, em qualquer uma de suas edições que sejam a partir do ano de 2010. Também é requisito para o programa que o candidato não tenha zerado a redação e que tenha obtido a soma total mínima de 450 pontos.

Veja abaixo as modalidades do Fies:

  • Fies: Esta modalidade é para candidatos que possuam até três salários mínimos de rendimento por membro da família. As prestações possuem zero de juros e não passam de 10% do valor total da renda da família.
  • P-Fies: Esta modalidade é voltada para candidatos que possuem até cinco salários-mínimos de renda por membro da família, sendo que as condições do financiamento são definidas por seu agente financeiro;

Em relação as inscrições, o candidato deverá informar diversos dados como suas informações pessoais e também de seu grupo familiar. Também será necessário que seja definido pelo candidato o grupo de sua preferência, devendo considerar itens como, estado e município, qual o curso, o conceito dado pelo Sinaes, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e por último a área e também a subárea do conhecimento.




Ao realizar sua inscrição será preciso fazer a indicação de até três opções em cursos, conforme a ordem de prioridade, sendo possível alterar essas opções até que o prazo das inscrições termine, se assim desejar o candidato.

A previsão é de que no dia 27 do mês de julho o resultado seja publicado, sendo apenas uma chamada de modo que o prazo de comprovação dos dados informados será até o dia 31 do mês de julho.

Para quem se inscrever no P-Fies não existirá a lista de espera, já os demais candidatos terão a chance de manisfestar interesse no período que vai de 1º do mês de agosto até 24 do mesmo mês.

No final do ano de 2017 foram anunciadas algumas mudanças no programa que objetivam oferecer mais oportunidades a quem deseja fazer um curso de nível universitário.

Nesse sentido, se você aguarda por esta oportunidade, não deixe passar o prazo de inscrições. Informe corretamente todos os seus dados e tenha em mãos todos os documentos solicitados. O Fies é um importante programa que tem levado a milhares de jovens a oportunidade de realizar cursos universitários que com toda certeza farão a diferença em seus futuros.

Sirlene Montes




Post Comment