Curso Técnico em Design de Interiores na Unifil

O curso visa oferecer os conhecimentos necessários para que o aluno seja capaz de criar, desenvolver e viabilizar a execução de projetos de interiores em residências, comércios, vitrines e exposições.

A Unifil está oferecendo o curso Técnico em Design de Interiores, na modalidade EAD. Veja abaixo as informações sobre o curso:

Objetivo

O curso Técnico em Design de Interiores visa oferecer os conhecimentos necessários para que o aluno seja capaz de criar, desenvolver e viabilizar a execução de projetos de interiores em residências, comércios, vitrines e exposições.

A partir das aulas ministradas no curso, o aluno conseguirá elaborar esboços, perspectivas e desenhos e, planejar e organizar o espaço edificado. Também será capaz de identificar elementos básicos, para a criação de seu projeto e conseguirá representar os elementos desse projeto, em espaço bi e tridimensional.

Com o curso, o aluno se tornará um profissional apto para aplicar métodos de representação gráfica e, na criação de mobiliários para áreas internas e externas.

Sobre a Profissão

Depois de formado, o aluno vai trabalhar com decoração residencial e comercial, arranjando o ambiente, de acordo com a necessidade de seu cliente.

Esse profissional é o responsável por definir os materiais, as cores, a iluminação, a distribuição de móveis, objetos de decoração e obras de arte.

Na sua rotina de trabalho, ele vai atuar juntamente com arquitetos, pintores, pedreiros, eletricistas e marceneiros.

Vai ser o responsável por projetar e desenvolver a decoração, de ambientes de trabalho como consultórios, restaurantes, lojas, áreas de atendimento em órgãos públicos ou bancos e, por montar instalações em feiras, eventos e estandes para vendas de imóveis.

Áreas de atuação

Esse profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Desenho de móveis: projetando o mobiliário e criando peças, de acordo com a necessidade de seu cliente e adaptando essas necessidades, ao espaço que ele tem disponível.
  • Decoração e paisagismo: Na parte de decoração interna, esse profissional vai cuidar da colocação de móveis e acessórios, dos ambientes residenciais ou comerciais. Na parte externa, entra o paisagismo, onde o ambiente será projetado, organizado e embelezado por meio de plantas e de jardins.
  • Gerenciamento: Atuando na parte de gerenciamento de projetos, o Designer de Interiores vai conduzir a compra de móveis e de acessórios, criar orçamentos e atuar na contratação de pessoal.
  • Projeto: Na etapa de projetos, entra a elaboração de plantas e de maquetes, que vão indicar a forma, o modo de organização dos móveis e dos objetos e, as cores.
  • Sustentabilidade: O profissional que trabalhar na decoração, com o foco na sustentabilidade, vai priorizar o uso de elementos, que levem em consideração questões como a redução do gasto de água e a economia de energia, nos ambientes onde for feita a decoração, além de reaproveitar materiais.

Mercado de Trabalho

A atuação do Designer de Interiores é bem ampla, sua presença é requisitada em escritórios de arquitetura, construtoras, empresas de decoração e lojas de móveis, que oferecem aos seus clientes o serviço de design de interiores.

Além dos empregos mais tradicionais para essa área, também há a possibilidade do aluno formado atuar na organização de eventos ou de atuar diretamente com o cliente, sem o intermédio de uma empresa, além disso, conforme citado acima, a área da sustentabilidade também é uma opção e vem ganhando cada vez mais força no mercado.

Conteúdo do curso

O curso técnico em Design de Interiores, será dividido em 2 módulos e a carga horária das disciplinas será dividida entre as aulas a distância e aulas presenciais.

Módulo I

  • Introdução ao design de interiores e à perspectiva
  • Representação digital de ambientes internos
  • Leitura, interpretação e representação de projetos de interiores/CAD
  • Conforto ambiental e paisagismo de interiores
  • Teoria e prática da cor e luminotécnica
  • Tecnologia dos materiais
  • Português instrumental

Módulo II

  • Design de interiores – residenciais
  • Design de interiores – comerciais
  • Projeto multidisciplinar
  • História da arte e do design
  • Empreendedorismo

Carga horária

O curso terá carga horária total de 840 horas.

Período

Quem efetuar a matrícula no curso vai cursá-lo no período noturno.

Duração

A duração do curso será de 12 meses.

Valor

O curso poderá ser pago de duas maneiras:

  • Em 14 parcelas de R$ 280,00
  • Em 28 parcelas de R$ 140,00

Matrículas

A matrícula deve ser feita online, por meio do link http://www.unifiltecnicos.com.br/#cursos/design-interiores.html.

Para saber mais informações sobre o curso técnico, os interessados devem acessar o site oficial da Unifil, por meio do link http://www.unifiltecnicos.com.br.

Por Lorena Ruiz

Compartilhe

Posts Recentes

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais