Curso de Cuidador de Idosos na Universidade Estácio de Sá



Com este curso, o aluno irá aprender os conhecimentos básicos que uma pessoa idosa necessita e a importância do auxílio do cuidador na vida dela.

A Universidade Estácio de Sá é uma instituição de ensino superior privado, fundada no ano de 1970, com apenas o curso de Direito. Hoje, porém, a universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, abrangendo diversas faculdades de diversas áreas do conhecimento. Seu nome foi dado em homenagem ao fundador da cidade do Rio de Janeiro.

Na década de 1980, a Estácio dedicou-se a abertura de cursos de Ciências Humanas e se tornou, oficialmente, uma universidade. A partir do ano de 1990, focou em abrir, cada vez mais, cursos tanto tradicionais quanto não tradicionais. Já nos anos 2000, aventurou-se em se expandir para a área das Ciências Biológicas. Atualmente, oferece cursos presenciais e a distância (EAD), com mensalidades acessíveis a todos os públicos, contando também com diversos programas de assistência estudantil como o PAR (parcelamento diferenciado), o FIES (financiamento estudantil), além de descontos a partir do vestibular e do ENEM.



Além dos cursos de ensino superior, a Estácio oferece também cursos livres, como os que veremos a seguir.

Cursos livres

Os cursos livres da Estácio se dividem em várias áreas do conhecimento. Atualmente, existem mais de 1.000 cursos, com mensalidades variadas, porém, que cabem no bolso.

Os cursos se dividem nestas categorias das áreas de conhecimento: Administração e Negócios, Capacitação Profissional, Pedagogia e Educação, Saúde, Ciências Exatas, Comunicação e Marketing, Direito, Educação e Inclusão Social, Estética e Beleza, Finanças, Gestão e Liderança, Idiomas, Cotidiano e Bem-estar, Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento Pessoal, Informática e Internet, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Tecnologia, Trilhas do Conhecimento, Desenvolvimento Profissional, Veterinária e Saúde e Bem-Estar.



São cursos oferecidos através da plataforma de ensino da Estácio e colaboram para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Além do mais, valem horas complementares para quem já é universitário. Para saber mais informações, acesse ao site (www.estaciocursoslivres.com.br/home.asp) e veja quais cursos você pode realizar dentro da plataforma.

Cuidador de Idosos

Com o aumento da estimativa de vida, a profissão de cuidador de idosos tem sido cada vez mais valorizada e comum no mercado de trabalho. Com este curso, o aluno irá aprender os conhecimentos básicos que uma pessoa idosa necessita e a importância do auxílio do cuidador na vida dela.

O aluno do curso livre de Cuidador de Idosos da Estácio terá acesso a aulas como, por exemplo, essas a seguir:

· Desafios da vida;

· Direitos Humanos, o idoso na Constituição Federal, o Estatuto do Idoso;

· Principais deveres da família, da sociedade e do poder público;

· Reflexão e significado de cuidado, e conceito do que é ser cuidador de idosos e cuidador formal;

· O mercado de trabalho e a valorização da profissão de cuidador de idosos;

· As funções, tarefas habituais e qualidades do cuidador de idosos;

· Direitos trabalhistas do cuidador formal e do cuidador informal;

· Conceitos de cuidados higiênicos e da higienização do idoso;

· Cuidados com a higiene das unhas, cabelos e bucal;

· Cuidados ao despir, vestir, escolher e organizar as roupas e trocar as fraldas do idoso;

· Como podem ocorrer e a prevenção de quedas no espaço interno e externo;

· Adaptações no quarto e no banheiro;

· Cuidados na prática de exercícios e hábitos saudáveis;

· Aprimoramento pessoal e profissional;

· Regulares dicas que fazem a diferença para os cuidadores.

Após concluir o curso, o aluno aprovado poderá ter acesso ao certificado, ao emiti-lo no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este curso pode valer como horas complementares para cursos e faculdades, basta confirmar com sua instituição de ensino e apresentar o certificado.

Ficha Técnica

Veja a seguir algumas informações complementares sobre o curso:

· Carga horária: 4 horas;

· Acesso: 60 dias;

· Valor: R$ 56,25 (podendo ser parcelado em até três vezes de R$18,75, sem juros, no cartão de crédito);

· Curso online;

· Com certificado.

Por Aurenivia Alves Pereira



Post Comment