Curso Grátis Com Certificado de Gastronomia Básica no INEAD

Curso tem carga horária de 40 horas e é online. Ele disponibiliza um Certificado ao final mediante pagamento de uma taxa.

O Portal INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância), site especializado em oferecer cursos online e gratuitos em diversas áreas do conhecimento, está oferecendo o curso de “Gastronomia Básica” que terá carga horária total de 40 horas. O Portal conta com uma metodologia de ensino baseada no dinamismo e praticidade e é 100% online.

O profissional de Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas de manuseio e preparo dos alimentos. Esse profissional pode ser responsável também pela gestão, processos industriais, segurança alimentar, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e entre outras.

Pode atuar em diversas áreas, entre elas estão Chef de cozinha, Personal Chef, Segurança alimentar, Indústria Alimentícia, Consultoria e Gestão.

O Chef de cozinha é responsável pelo planejamento e preparo de cardápios em restaurantes, hospitais, hotéis, bares, etc. É ele quem coordena a equipe de cozinheiros e realiza a seleção dos fornecedores. O Personal chef atua em residências exercendo as mesmas funções do chef de cozinha. Quem está na área de segurança alimentar atua como vigilante e é responsável por realizar vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes garantindo que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas. Já que atua na Indústria Alimentícia, atua no desenvolvimento de novas receitas e testando os produtos que são criados pela indústria. O profissional que presta consultoria atua como consultor de empresas alimentícias como o objetivo de propor mudanças que tragam melhorias no desempenho e na organização. Há inclusive a possibilidade de seguir a carreira acadêmica ministrando aulas ou também de atuar como crítico gastronômico. Quem opta pela gestão vai trabalhar na área administrativa de restaurantes e refeitórios em hotéis e hospitais. É ele também que contrata e treina profissionais, gerencia o estoque e as finanças.

Esse profissional também pode optar por abrir seu próprio restaurante, bar, confeitaria entre outras.

Por ser um curso livre de atualização e qualificação, o curso é direcionado principalmente para profissionais da área da gastronomia se atualizarem e qualificarem. Mesmo o curso sendo mais direcionado para quem está ligado a essa área, não há pré-requisitos para ingresso nele, pois o objetivo é capacitar estudantes e profissionais de todas as idades, grau de escolaridade e área de atuação em busca de qualificação.

Veja abaixo o conteúdo que o aluno aprenderá no curso:

Introdução

Aula 1 – Móveis, Equipamentos e Utensílios da Cozinha

Aula 2 – A Cozinha Profissional

Aula 3 – Hierarquia da Cozinha Profissional

Aula 4 – Higiene

Aula 5 – Técnicas Culinárias

Aula 6 – Bases da Cozinha

Aula 7 – Ervas e Agentes Aromáticos

Aula 8 – Molhos

Aula 9 – Ovos

Aula 10 – Grãos e Cereais

Aula 11 – Legumes

Aula 12 – Massas

Aula 13 – Carne Bovina

Aula 14 – Carne Suína

Aula 15 – Outras Carnes

Aula 16 – Aves Peixes e Frutos do Mar

Os interessados em participar do curso, devem realizar um cadastro no Portal, através do preenchimento de um formulário que deve conter os dados pessoais do aluno. Após a realização do cadastro, será criada uma conta de acesso ao site, para o acesso as aulas.

Os cursos possuem material didático online, que ficará liberado para download e impressão. Esse material não será enviado para a residência do aluno, através dos correios, ficará disponível somente no ambiente virtual.

O Portal INEAD oferece ao aluno, o certificado valido em todo o Brasil e legalizado de acordo com a lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação).

Para obter o certificado o aluno deverá realizar uma avaliação final, composta por 10 questões de múltipla escolha ou do tipo V e F. Nessa avaliação ele deverá ter no mínimo 60% de acertos para ser aprovado. Após a aprovação, o aluno deve efetuar o pagamento de R$37,90 referente à emissão do certificado.

O pagamento poderá ser feito com o boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito ou PagSeguro. Após o pagamento ser confirmado e o aluno ser aprovado na avaliação, o certificado será liberado no site para que sejam feitos o download e a impressão do mesmo.

A aquisição do certificado não é obrigatória, pois o aluno que decidir não adquirir poderá cursar normalmente qualquer um dos cursos oferecidos pelo INEAD.

Para obter mais informações sobre o curso basta acessar o link: http://www.inead.com.br/curso/297/gastronomia-basica.

Por Rosângela Rodrigues

Compartilhe

Posts Recentes

O Futuro é Verde: Participe do Curso Técnico de Energia Renovável no Centec

Centec em Juazeiro do Norte inicia curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, oferecendo 45… Leia Mais

Revitalize Sua Carreira com Cursos Gratuitos do SENAI: Vagas Abertas Agora

Oportunidade imperdível no SENAI: Cursos técnicos gratuitos em áreas como Mecânica e Segurança do Trabalho,… Leia Mais

Etec Atibaia Abre Portas para o Futuro: Inscreva-se no Vestibulinho de 2024

Não perca a chance de se qualificar: Etec Atibaia com inscrições abertas para cursos técnicos… Leia Mais

Transforme Sua Carreira com o Curso Noturno de Automação no IFSP

Oportunidade imperdível: IFSP Cubatão oferece 40 vagas no curso técnico de Automação Industrial. Inscreva-se até… Leia Mais

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais