Vestibular IFPE 2018 – Vagas para Cursos Técnicos e Superiores

IFPE oferta vagas em cursos técnicos e superiores.

Está em andamento o período de inscrições para o vestibular 2018 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. O processo seletivo tem como principal objetivo a oferta de cursos técnicos presenciais de nível médio integrado e presenciais de nível médio na modalidade PROEJA para os candidatos com ensino fundamental, cursos técnicos presenciais subsequentes e cursos de nível superior para aqueles que já concluíram o ensino médio. A oportunidade é para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Vale destacar que o prazo de inscrições foi prorrogado. Dessa forma, os interessados poderão realizar suas respectivas inscrições até o dia 13 de novembro de 2017. O procedimento de inscrição deve ser realizado por meio exclusivo da internet. Sendo assim, basta que o candidato acesse o site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/). A inscrição será devidamente confirmada após o pagamento da taxa na forma de GRU no valor de R$ 30,00 (cursos técnicos) ou R$ 55,00 (cursos de nível superior). Um detalhe importante é que o pagamento dessa taxa deve ser feito de forma exclusiva em agência do Banco do Brasil até a data limite, 14 de novembro de 2017.

Esse é um dos principais processos seletivos do Estado de Pernambuco para o ano de 2018. Serão oferecidas nada menos que 4.076 vagas distribuídas entre 65 cursos técnicos e superiores. As vagas são para os 16 campi da instituição nos seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Abreu e Lima, Belo Jardim, Barreiros, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Palmares, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

É bastante comum os candidatos terem dúvidas relacionadas às modalidades de cursos técnicos oferecidos. A modalidade Integrado é destinada a todos os candidatos com nível fundamental completo e que desejam concluir a formação profissional técnica juntamente com o ensino médio regular. Já a opção pelo Subsequente se refere aos candidatos com ensino médio completo e que desejam adquirir formação técnica em uma determinada área de conhecimento. A outra opção é o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que oferece cursos técnicos para candidatos com mais de 18 anos, porém que não concluíram o ensino médio.

O processo de seleção dos candidatos será composto por provas objetivas além de prova de redação, sendo que esta última é exclusiva aos candidatos a cursos de nível superior. A data de aplicação das provas é 10 de dezembro de 2017, segundo destaca o edital oficial. Os candidatos a cursos técnicos farão prova objetiva contendo 30 questões de múltipla escolha, enquanto que a prova para nível superior é composta por 50 questões de múltipla escolha.

O listão oficial com os nomes dos aprovados na primeira chamada deve ser divulgado em 28 de dezembro através do site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/).

Quanto as cotas, é importante destacar que o vestibular 2018.1 do IFPE contará com Sistema de Cotas que prevê a reserva de metade das vagas para candidatos que concluíram seus estudos na rede pública de ensino, seja o fundamental ou o médio.

Além disso, vale destacar que esse processo seletivo não contempla vagas para o segundo semestre de 2018. A expectativa do IFPE é que mais 2.712 vagas sejam oferecidas no segundo semestre, sendo que 2.328 para cursos técnicos e outras 384 vagas para cursos superiores. Dessa forma, a seleção para tais vagas pode se dar de duas maneiras: um novo vestibular no meio do ano ou seleção através do SiSu, que utiliza como base a nota do Enem.

Para mais detalhes referentes a esse vestibular é de extrema importância que o candidato leia o edital oficial de abertura bem como o Manual do Candidato. Tais documentos se encontram disponíveis no site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/).

Por Bruno Henrique

Compartilhe

Posts Recentes

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais