Curso Técnico em Guia de Turismo no IFES

IFES oferta 40 vagas para o Curso Técnico em Guia de Turismo.

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) publicou edital com 40 vagas para o curso técnico em Guia de Turismo.

Que tal aproveitar a chance? É necessário ter, pelo menos, 18 anos e ter concluído o ensino fundamental, não ter terminado o nível médio e ter disponibilidade para estudar durante os fins de semana. Preenche os requisitos? Confira todos os detalhes!

Inscrições para o curso IFES

Os interessados devem fazer a inscrição, que é gratuita, de forma presencial nos campus Santa Tereza, Serra e Vitória até o dia 6 de novembro. No ato, o interessado deve levar a ficha de inscrição devidamente preenchida, documentação civil de acordo com o que está previsto no edital, CPF, histórico escolar do ensino fundamental e declaração de que não concluiu o ensino médio.

Etapas para participar do curso IFES

A oportunidade oferece 40 vagas para o curso técnico em Guia de Turismo. O processo será feito por meio de provas objetivas que estão previstas para o dia 03 de dezembro com duração de 4 horas das 14h às 18h e terão 10 questões de português, 10 de matemática sobre conteúdos relacionados ao ensino fundamental. Está etapa terá caráter eliminatório e valerá 200 pontos. Apenas para o cargo de cadista para produção civil terá redação, que valerá 100 pontos.

O resultado parcial está previsto para ser divulgado no dia 13 de dezembro nos campus e também pela internet por meio do endereço: www.ifes.edu.br. No dia 14 do mesmo mês, os interessados poderão interpor recurso contra os resultados publicados.

O resultado do recurso e também a classificação final dos aprovados para fazer os cursos estão previstos para serem divulgados no dia 20/12.

Calendário para fazer a matrícula

De acordo com o edital divulgado, a data para o requerimento da matrícula no curso de agroindústria será nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2018, no curso de qualificação profissional em eletricista instalador predial de baixa tensão será entre os dias 11 e 12 de janeiro, para segurança do trabalho de metalurgia dia 08 de janeiro e para o guia de turismo qualificação profissional em cadista para construção civil dia 09 de janeiro.

Vantagens do curso técnico de guia em turismo

Depois de concluído o curso, os interessados serão capazes de executar atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações em excursões, visitas urbanas, municipais, internacionais ou especializadas. O edital completo pode ser acessado por aqui: www.ifes.edu.br/images/stories/files/estude_aqui/_2018/2018-02/edital_02-2018_proeja_ret19-10.pdf.

Como estudar para esta prova?

De acordo com o edital, as provas objetivas cobrarão conhecimentos básicos. Na disciplina de português, será cobrado tópicos como interpretação de texto, emprego e correlação verbal, função de linguagem, figuras de linguagem, significação das palavras, entre outros.

Em relação à matemática, serão cobrados assuntos como números naturais, números inteiros, grandezas e medidas, espaço e forma, polígono, círculo, equações do 1º grau, teorema de Pitágoras, tratamento de informação, médias aritméticas, proporção, entre outros assuntos. Em ambas as disciplinas, o edital sugere a bibliografia de estudo, que deve ser utilizada.

Desta forma, faça um planejamento e estude por meio dos livros especificados, para que possa ter um direcionamento adequado. Lembre-se de que o seu cronograma deve ficar em local visível e faça do seu estudo a sua prioridade.

Organize a sua rotina, e mantenha o foco para fazer uma boa prova, que está prevista para o dia 03 de dezembro. Treine exercícios e faça uma revisão ampla dos conteúdos que tem dificuldade.

Além disso, fique atento porque as inscrições permanecem abertas apenas até o dia 06 de novembro e não deixe para a última hora.

Compartilhe a notícia nas suas redes sociais!

Você vai aproveitar a oportunidade?

Por Babi

Compartilhe

Posts Recentes

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais