Cursos Técnicos Mais Valorizados no Brasil



Confira os cursos técnicos mais valorizados no Brasil e saiba suas áreas de atuação e média salárial.

Recentemente, uma pesquisa estatística realizada pela empresa de consultoria ManpowerGroup chegou ao entendimento de que, entre os cargos existentes nas companhias, as funções técnicas ou funções de profissionais capacitados em técnicas especializadas, estão entre as vagas mais complexas e as que geram maiores dificuldades para as empresas na hora da contratação, atualmente no Brasil. As indústrias, as companhias produtoras de bens e serviços necessitam de colaboradores qualificados, já que não é possível pessoas sem formação técnica trabalharem em funções complexas.

A necessária qualificação técnica se torna a grande exigência e também a grande passagem estreita, simultaneamente, pois se trata de um grande desafio em benefício das empresas e das pessoas, que é elevar o nível de produtividade e aperfeiçoar a qualificação profissional da mão de obra em todo o território nacional. Todos os cursos de formação técnica proporcionam capacitação prática e teórica, no sentido de garantir que o aluno se torne preparado para se inserir no mercado de trabalho.



Assim, com o intuito de organizar uma relação dos dez cursos técnicos de maior importância, entre os mais valorizados, a empresa de consultoria ManpowerGoup fez uso de critérios estatísticos sobre os salários iniciais; a pequena quantidade de profissionais nesse setor; os mercados recentes e a grande necessidade de pessoas qualificadas nessas áreas.

Os cursos são:

Curso Técnico em Meio Ambiente, cujo caráter está na formação de profissionais nos ramos de construção e da indústria, como também na área de óleo e gás. Em geral, o salário inicial pode chegar ao valor de 3,5 mil reais.

Leia também:  Curso Técnico em Eletrotécnica no CETAM


Curso Técnico no setor de Redes de Computadores, pois que o mercado de trabalho no ramo da Tecnologia da Informação, TI, é um dos que mais crescem e necessitam de profissionais qualificados, que saibam administrar a área de infraestrutura. A remuneração inicial oferecida aos profissionais dessa área chega ao valor de 3 mil reais.

Curso Técnico de Desenvolvedor Mobile, cujo ramo se destina ao desenvolvimento de plataformas atualizadas sobre comunicação, voltada para as empresas e as organizações. Empreendimentos em TI e em telecomunicação estão entre os mais bem sucedidos ramos técnicos, devido à inauguração da internet 4G e da maior capacidade de aquisição a que a população chegou. Remunerações nessa área chegam a 5 mil reais.

Curso Técnico no setor de Comércio Exterior, que proporciona aos profissionais desse ramo a oportunidade de negociar insumos e de participar do mercado externo, já que o atual mercado globalizado promove grande procura pelos profissionais dessa área. Remuneração inicial está em torno de 3,5 mil reais.

Curso de Técnico em Geoprocessamento, que é um tipo de profissão cujo mercado atual está quente, sobretudo no ramo do petróleo e do gás. Os profissionais técnicos nesse ramo trabalham na avaliação de solos e terrenos onde as empresa são estabelecidas. Remuneração inicial chega ao valor de 4 mil reais.

Curso Técnico no Setor de Mecânica, que promove capacitação no trabalho de fabricação, de montagem e de instalação de aparelhagem ou equipamentos. Este curso proporciona chances de colaborar nas mais variadas indústrias, desde as alimentícias às de tecidos. Remuneração inicial chega a 2.200 reais.

Curso Técnico em Eletrotécnica, o qual promove formação de profissionais capacitados para análise de diversos projetos e estrutura de instalações, tornando-se os responsáveis pela realização de intensos estudos e atuação em projetos de eletricidade. Remuneração inicial chega a 1.700 reais.

Leia também:  Senai oferta Cursos de Aprendizagem Industrial em Ribeirão Preto (SP)

Curso Técnico em Segurança do Trabalho, cuja formação oferece profissionais competentes dentro da realização das devidas inspeções, de caráter preventivo, trabalhando dentro situações de risco, por meio da produção de projetos que visem impedir acidentes. Técnicos nesse setor têm tido muita vantagem devido ao aumento do número de obras em construção civil, nos últimos anos. Remuneração inicial está em torno de 1.900 reais.

Curso Técnico em Construção Civil ou Técnico em Edificações é um curso que promove capacitação profissional para coordenação de ações construtivas, atuando ao lado dos engenheiros. Remuneração inicial chega a 2.200 reais.

Curso Técnico em Logística, o qual realiza formação de profissionais capacitados no planejamento, na programação e coordenação de operações no setor de transporte e de distribuição no cerne das empresas. Técnicos nessa área são muito procurados, dado que a logística tornou-se o grande meio de distribuição em todos os ramos comerciais no país.

Esses estão entre os dez cursos técnicos mais valorizados dentro do mercado de trabalho atual.

Por Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *