Curso de Introdução ao Design Thinking na Alumni COPPEAD

Este curso se destina a apresentar aos alunos, de forma rigorosa, um tipo de iniciação no seio dos conceitos em inovação de Design Thinking.

A instituição intitulada Alumni COPPEAD se constitui em uma união promovida entre os ex-alunos que passaram pelo Instituto COPPEAD de Administração, o qual é uma entidade que não visa nenhum fim lucrativo, atuante desde o ano de 2005 na promoção, realização e desenvolvimento da associação COPPEAD da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Esta organização foi estabelecida pela espontânea iniciativa dos alunos, cujas vidas estão empenhadas no crescimento empreendedor e na busca de carreiras de negócios bem sucedidas.

O escopo fundamental desta organização está em preservar uma estreita comunhão entre a reconhecida Escola de Negócios da UFRJ e outras instituições associadas, proporcionando benefício à nova geração alunos, também aos ex-alunos e aos demais stakeholders, membros desse conjunto de relações. Assim, é função primordial dessa instituição estabelecer uma relação construtiva entre os alunos, os ex-alunos, os professores e os profissionais empenhados no ramo dos negócios e entre as diversas entidades intensamente relacionadas com o Instituto COPPEAD de Administração, assegurando o constante aperfeiçoamento no cerne desta associação.

Nesta ocasião, vale a pena indicar um dos melhores programas elaborados pela entidade: o curso de Introdução ao Design Thinking Como Ferramenta de Inovação.

Este workshop (oficina) se destina a apresentar aos alunos, de forma rigorosa, um tipo de iniciação no seio dos conceitos em inovação de Design Thinking. Este programa de estudos possui uma importante fundamentação teórica, na qual serão ministradas aulas técnicas e disponibilizadas as ferramentas necessárias dentro do universo de solução dos impasses empreendedores, na inovação de estratégias de negócios visando o bem do ser humano.

O curso está munido de um excelente método pedagógico balizado nas teorias e na prática empreendedora. As aulas introdutórias iniciam com o desenvolvimento dos conceitos e dos cases mais bem sucedidos. Ao longo do curso, haverá a promoção de workshops, em que os acadêmicos serão submetidos a uma ação continuada no desempenho de Design Thinking, tendo a chance de viver uma experiência nos princípios e nas técnicas mais imprescindíveis desse importante tema.

O público mais apto para cursar este programa é composto de profissionais atuantes na área de workshop, estudantes que possuem o afã de aperfeiçoarem-se na matéria, que necessitam de instrumentos atualizados e mais eficientes que permitam realizar uma melhor gestão de seus próprios negócios. Entretanto, todos os interessados, que estejam trabalhando no mesmo ramo ou cursando faculdades relacionadas, estão aptos a participar do curso.

O conteúdo curricular deste programa de estudos está distribuído em duas sessões sucintas e práticas:

Sessão primeira: começando com uma introdução à Inovação e ao Design Thinking, ou DT; estudos aprofundados em empatia e em design centrado no usuário; estudos sobre as necessárias etapas do processo de Design Thinking e estudos de Cases.

Sessão segunda: aulas teóricas e práticas em matéria de Workshop ou Design Thinking na Prática. Portanto, se trata de um programa de alta categoria, desprovido de prolixidade, mas repleto de temas essenciais. A vida empreendedora está entre as que mais promovem melhorias sociais, na geração de novos empregos e no intenso giro de capital pelo país.

Para ministrar este curso estão presentes as professores Cláudia Araújo e Juliana Paolucci. A primeira é professora adjunta no COPPEAD/UFRJ, além de Coordenadora do Centro de Estudos da Gestão de Serviços de Saúde; sendo, também, Líder na Área de Operações, de Tecnologia e de Logística do COPPEAD/UFRJ. A segunda trabalha como consultora em matéria de Design e em Inovação. Graduou-se no ramo de Design Gráfico e de Produtos na Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ.

Vale a pena conferir a grade curricular, as propostas do programa e a qualificação das professoras. Para mais informações acesse: https://alumnicoppead.com.br/curso/curta-duracao/introducao-ao-design-thinking-como-ferramenta-de-inovacao.

Por Paulo Henrique dos Santos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies