Cursos Técnicos EaD no Senai





Senai oferta muitos cursos técnicos na modalidade EaD aos interessados. Confira mais informações.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) recebe inscrições para os cursos EAD, que abrangem diversas áreas tecnológicas do mercado. As vagas são para jovens que já concluíram o ensino médio ou que ainda estão matriculados em instituições de ensino em todo o país. Em ocasião, a instituição oferece 22 tipos de cursos técnicos EAD. As inscrições acontecem em sedes de cada estado e no Distrito Federal.

O curso técnico, na modalidade EAD, oferecido pela instituição tem como objetivo qualificar os jovens profissionais, atuantes no mercado de trabalho, capazes de articular os conhecimentos, na área de seu interesse, resultando em um jovem competente e qualificado. Disponível ao mercado.




Além de toda a capacitação técnica, o curso oferece, ao profissional, competências que asseguram sua atuação em todos os processos, através de um conteúdo programático e atuante na área correlacionada. Os conteúdos, oferecidos pelo Senai, são apresentados através de vídeos, animações, simulações e textos elaborados exclusivamente para ministração do ensino.

Para se matricular a uma vaga, o aluno precisa se dirigir ao Senai de sua cidade. No local, o jovem verá a disponibilidade de curso e número de vagas ofertadas, assim como as demais informações. Cada instituição ofertará uma modalidade diferente.


Para dar continuidade ao estilo de ensino a distância, o aluno precisará ter acesso à internet, pois os cursos serão ministrados, uma boa parte do conteúdo, de forma online. Já as aulas práticas e avaliações, que correspondem à outra metade de ensino do curso, acontecem de forma presencial na própria sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. O estudante, antes de se inscrever, precisa observar a disponibilidade para participar das atividades presenciais nos dias, horário e local anunciados para cada curso e em cada instituição do Brasil.

Os cursos oferecidos são: Alimentos, Automação Industrial, Construção Naval, Controle Ambiental, Edificações, Eletrônica, Eletromecânica, Logística, Manutenção e Suporte de Informática, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Metalurgia¸ Petróleo e Gás, Química, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário. Já a carga horária varia de 1.200h a 1.300h.

Veja abaixo a metodologia de ensino de alguns deles:

Petróleo e Gás: O profissional atuante na área irá planejar, controlar e operar várias etapas da cadeia produtiva, além de estar apto às regras de segurança, qualidade e preservação ambiental nelas estabelecidas. Carga horária: 1.200 horas.

Mecatrônica: O profissional competente da área irá desenvolver e supervisionar todo o sistema automatizado da empresa. Sua atuação implementará vários elementos de máquinas e equipamentos. O profissional atuante no setor irá seguir as normas e procedimentos técnicos a ele designado. Carga horária: 1.200 horas.

Telecomunicações: profissional atuante no setor de telecomunicações irá atua na área de manutenção de redes e sistemas de telecomunicações. Se responsabilidade é manter o uso adequado de cada equipamento, de acordo com as suas funcionalidades e projeto a ele submetido. Carga horária: 1.200 horas.

O curso é realizado via internet, o aluno recebe o todo o material, sendo ele online e livro impresso. Além de realizar atividades presenciais e avaliações na sede da instituição de ensino.

A instituição de ensino a distância não informou a data e nem o valor do curso até o fechamento desta matéria.

Para mais informações sobre os cursos técnicos de EAD oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e localidades, acesse o site www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-distancia/lista-de-cursos-tecnico. O instituto oferece mais de 300 cursos de ensino em mais de 22 áreas tecnológicas, espalhadas em todo o Brasil.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição educacional que não visa nenhum tipo de lucro. Seu principal papel no mercado é incentivar e colaborar com empresas industriais, através de treinamento profissional.

A instituição oferece programas de aprendizados, que são viáveis por meio de diversos tipos de formação profissional, como: habilitação, qualificação, aperfeiçoamento, técnico, superior e pós-graduação.

Em 2016, o Senai foi nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das principais instituições de educação do Hemisfério Sul.

Por Cassiany de Paula



Post Comment