Cursos Técnicos de Nível Médio no IFRN



São ofertadas 3.064 vagas distribuídas entre os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN.

Por meio da publicação do edital 39/2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN) deu início ao processo de seleção para ingresso na instituição em 2018. São nada menos que 3.064 vagas distribuídas entre os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN. Um detalhe importante é que, nesta edição, o edital de abertura também foi disponibilizado em Libras.

Vale destacar que os cursos oferecidos são distribuídos entre 83 turmas e devem ser realizados nos turnos matutino e vespertino. Além disso, é importante destacar que as 3.064 vagas estão sendo oferecidas entre os 20 campi do IFRN. Dado que os cursos são de nível técnico integrado ao ensino médio, o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental. Metade das vagas disponíveis será reservada para candidatos que estudaram todo o ensino fundamental em escolas públicas.



Inscrição

O candidato deverá realizar sua inscrição no período de 03 de agosto (a partir das 14h00, horário local) a 29 de agosto de 2017 (até às 18h00, horário local). O procedimento de inscrição deve ser realizado por meio exclusivo da internet. Dessa forma, é necessário que o interessado acesse o Portal do Candidato (processoseletivo.ifrn.edu.br/edital/visualizar/122). No ato da inscrição será necessário que o candidato efetue um cadastro pessoal no Portal do Candidato, criando senha e login de acesso.

A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para todos os estudantes que participarem do processo seletivo. O pagamento do boleto deverá ser feito até, no máximo, 29 de agosto de 2017. Um detalhe importante é que todos os candidatos que fazem parte do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProlTEC 2017) estarão automaticamente isentos do pagamento da taxa. E caso você queira solicitar isenção, é bastante simples. Basta acessar a sua conta pessoal no Portal Candidato, que foi criada durante o ato de inscrição, e seguir os seguintes passos:

Leia também:  Curso de Sustentabilidade em Negócios Internacionais na Alumni COPPEAD


• Efetue o login fornecendo o CPF e senha cadastrados durante a inscrição.

• Clique na opção “Minhas Inscrições” e escolha o processo seletivo em questão e clique em “Solicitar Isenção”.

• Agora basta preencher o formulário que será disponibilizado.

O período para solicitação da isenção da taxa de inscrição vai de 03 a 17 de agosto de 2017, sendo que no último dia até às 22h00.

Processo seletivo

O processo seletivo deste certame será composto de provas objetivas além da prova discursiva. As provas objetivas são divididas da seguinte forma: Prova I, que irá abordar a disciplina de Língua Portuguesa, total de 20 questões de múltipla escolha; e Prova II, que irá testar os conhecimentos de Matemática, também com 20 questões de múltipla escolha. A Prova III corresponde a Prova Escrita Textual que será composta de uma questão discursiva.

A prova para seleção dos candidatos já tem data marcada: 08 de outubro de 2017, às 13h00. É importante informar que o local de inscrição será determinado no cartão de inscrição do candidato que estará disponível a partir do dia 25 de setembro de 2017 através do Portal do Candidato (processoseletivo.ifrn.edu.br/edital/visualizar/122/). No dia da prova é necessário que o candidato compareça ao seu local de prova portando documento com foto, de preferência carteira de identidade, cartão de inscrição impresso além de caneta esferográfica preta. Caso o candidato tenha perdido seu documento de identificação e não disponha de outro em mãos, o mesmo deverá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial, constando perda ou extravio do documento.

Para demais informações, é de extrema importância que o candidato leia atentamente o edital oficial de abertura. O edital 39/2017 se encontra disponível no link: portal.ifrn.edu.br/ensino/processos-seletivos/edital-39/2017. A versão em libras do mesmo edital está disponível AQUI (drive.google.com/drive/folders/0B3ZrWT3iWVe_WnJHeTBYRHpXNUE). Além disso, através do Portal do Candidato (processoseletivo.ifrn.edu.br/edital/visualizar/122/) você encontrará a relação completa de cursos disponíveis e vagas por campus.

Leia também:  Curso de Medicina do Sono na Veduca - Grátis Com Certificado

Por Bruno Henrique

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *