Cursos Técnicos e Superiores Gratuitos no IFRS em 2017



IFRS oferece 116 vagas em cursos superiores e técnicos gratuitos.

O IFRS, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, abriu no último sábado, dia 22 de julho, as inscrições voltadas ao processo de seleção de 2/2017. Ao todo são 116 vagas, em cursos técnicos e superiores gratuitos nos campus Bento Gonçalves, Alvorada, Erechim, Porto Alegre, Feliz, Restinga, Rio Grande e Rolante.

Sobre as inscrições

De forma exclusiva, as inscrições ocorrem através da internet, por meio do site da instituição (ingresso.ifrs.edu.br/2017-2-complementar), até dia 26 de julho. Não haverá taxa de inscrição. Neste mesmo site, é possível acessar os editais do certame. A leitura deste documento é de inteira responsabilidade do concorrente, bem como o acompanhamento de todas as outras informações do processo seletivo.



Sobre os cursos técnicos

Os concorrentes irão ingressar nos cursos técnicos por meio de sorteio público, o qual irá acontecer no dia 28 de julho, no campi que o curso pretendido pelo estudante é ofertado. Não é obrigatória a presença do candidato para realizar o acompanhamento do sorteio. Após o citado sorteio, a listagem dos alunos classificados será publicada, no mesmo dia, por meio do portal eletrônico ingresso.ifrs.edu.br, assim como o cronograma para que se realize a matrícula.

Sobre os cursos superiores

Para os candidatos aos cursos de nível superior, irá ocorrer um prova de seleção, sendo uma avaliação de redação que irá acontecer às 19h do dia 2 de agosto, no próprio campi que está ofertando o curso. O concorrente inscrito é convocado a estar presente no local da avaliação 30 minutos antes do momento de início da mesma. O resultado da avaliação e o seu cronograma de matrículas, estarão publicadas na mesma página: ingresso.ifrs.edu.br.

Os cursos:

Técnicos de nível médio:

– Após o nível Médio, é uma formação técnica para os estudantes que já terminaram o ensino médio.



– Cursos concomitantes ao nível Médio, é uma formação técnica para os estudantes que se encontram cursando o Ensino Médio e pretendem complementar a formação.

Superiores

– Bacharelado – Os universitários bacharéis possuem habilitação par que possam atuar profissionalmente em sua área de sua formação, tendo uma instrução sólida, além de suporte científico.

– Tecnologia – Os cursos de tecnologia de nível superior possuem característica de aprofundado em uma certa área, e devido a isso, possui uma carga horária menor se comparado com outros cursos.

Por Filipe Silva



Post Comment