Cursos Técnicos oferecidos no Rio Grande do Sul pelo MedioTec

Os cursos são de formação técnica e nas seguintes áreas: Informática para Internet, Redes de Computadores, Logística, Segurança do Trabalho e Informática.

Quem reside no Rio Grande do Sul e está em busca de um curso de profissionalização técnica, precisa saber que o MedioTec, um programa do Ministério da Educação, o MEC, está abrindo a partir do dia 11 de julho, 1.573 vagas para cursos técnicos. As oportunidades são para os estudantes do Ensino Médio.

Os cursos são de formação técnica e nas seguintes áreas: Informática para Internet, Redes de Computadores, Logística, Segurança do Trabalho e Informática. O início das aulas é no mês de agosto, sendo que os cursos variam quanto à carga horária, podendo ser de 840 a 1.600 horas, dependendo da especialidade escolhida.

As cidades participantes do MedioTec são as seguintes: Três Passos, São Leopoldo, São Gabriel, Santa Rosa, Santa Maria, Novo Hamburgo, Ijuí, Gravataí, Caxias do Sul, Carazinho, Candelária, Cachoeira do Sul e, por fim, Porto Alegre.

Do total de vagas, pelo menos 1.200 são em instituições privadas e o restante em instituições públicas. Só em Porto Alegre, estão abertas 700 oportunidades.

Conforme a 1ª Coordenadoria Regional da Educação, a CRE, 71 escolas estaduais de Ensino Médio da capital gaúcha poderão participar. Além disso, 12 outros CREs virão do interior.

As escolas participantes podem ser visualizadas no site da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, a Seduc-RS. O endereço eletrônico para isso é o www.educacao.rs.gov.br.

Quem ver a sua instituição selecionada e quiser se inscrever, precisa ir até a diretoria do colégio para preencher a ficha de inscrição, sendo essa repassada para as CREs responsáveis. A divulgação dos estudantes que serão beneficiados ocorrerá no dia 24 de julho, sendo as pré-matrículas nos dias 25 e 31 do mesmo mês. A confirmação de matrícula irá até 7 de agosto e as aulas iniciam dia 14 de agosto.

Para quem não sabe, o MediaTec é um projeto que acontece ao mesmo tempo que o Ensino Médio. Quem quiser cursar, precisa estar cursando o nível em uma escola de rede pública. 75% das oportunidades vão para alunos do programa Bolsa Família. Já o restante das vagas são distribuídas para estudantes que possuem situação de vulnerabilidade social, deficiências ou que recebem benefícios de algum outro programa social.

Por Kellen Kunz

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies