Cursos Técnicos Gratuitos são oferecidos pelo MEC




São disponibilizados 131 cursos técnicos gratuitos, com mais de 100 mil vagas, para alunos da rede pública. Confira como garantir uma vaga.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 100 mil vagas para 131 cursos técnicos gratuitos destinados aos alunos da rede pública.

Os estudantes poderão optar, entre os cursos disponibilizados, a formação técnica em áreas como: eletrônica, agricultura, rede de computadores, logística, segurança do trabalho, jogos virtuais, química, finanças, guia de turismo, açúcar e álcool, cenografia, agronegócio, meio ambiente, dança e teatro.


As formações que o MedioTec oferece ocorrem simultaneamente ao ensino médio. Isso quer dizer que o aluno possui duas matrículas, uma no ensino médio e outra no ensino técnico e, no final dos estudos, receberá dois certificados de conclusão.

O estado que terá a maior oferta de vagas é Minas Gerais, com mais de 19 mil oportunidades, seguido do estado de Goiás, com mais de 11 mil vagas. São Paulo está em terceiro lugar, com mais de 9 mil vagas e a Bahia aparece em quarto, com mais 6 mil vagas.

Sobre as inscrições

A seleção e também o cadastro do estudante no MeioTec ficam à cargo das secretarias estaduais de educação. Dessa forma, os interessados precisarão se dirigir à diretoria de sua escola ou mesmo ir até a própria secretaria estadual. Não existirá prova e o todo o processo de seleção é gratuito. A princípio, não será preciso apresentar documentação, tendo em vista que as instituições de ensino já têm os documentos dos estudantes.


As secretarias estaduais de educação é que farão a pré-seleção dos candidatos aos cursos técnicos. O período de matrícula começará no dia 13 de julho de 2017, no qual o aluno precisará comparecer à instituição de ensino onde fará o curso técnico e levar, neste momento, seus documentos como foto, histórico do ensino fundamental, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF.

O início das aulas dos cursos técnicos está previsto para o segundo semestre, tanto em instituições privadas quanto nas instituições públicas. Tendo em vista que, na maior parte dos casos, a instituição é diferente da escola em que o estudante está matriculado, será ofertado um auxílio-estudantil para que possa arcar com as despesas de transporte e alimentação.

Aproveite essa oportunidade e procure a diretoria da sua escola!

Por Iris Gonçalves



Post Comment