Cursos Técnicos no Ifes para Capacitação de Jovens e Adultos





São ofertadas 1.200 vagas para diversos cursos técnicos no Ifes.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para diversos cursos técnicos que integram programas de capacitação para jovens e adultos. São, no total, 1.200 vagas divididas entre quatro modalidades de ensino, que variam de acordo com o perfil dos candidatos.

Distribuição de vagas dos cursos técnicos do Ifes:

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:




· Cursos concomitantes – indicado para quem está cursando ou já terminou o Ensino Médio.

· Cursos subsequentes – indicado para aqueles que têm Ensino Médio completo.


· Especializações técnicas – indicado para pessoas que já possuem Ensino Técnico completo e desejam se especializar em uma área.

· Proeja – indicado para pessoas que têm Ensino Fundamental completo, mas não finalizaram o Ensino Médio e tem 18 anos ou mais.

Cursos ofertados:

Serão ofertados os seguintes cursos:

· Concomitantes – Mecânica, Administração, Eletromecânica, Mineração, Informática, Logística, Portos, Edificação, Automação Industrial, Química e Metalurgia.

· Subsequentes – Meio Ambiente, Geoprocessamento, Segurança do Trabalho e Edificações.

· Especializações – Desenvolvimento de Sistemas Web e Gestão e Inovação de Processos Químicos e Biotecnológicos.

· Proeja – Agroindústria, Metalurgia, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho e Cadista para Construção Civil.

Etapas dos processos seletivos para cursos concomitantes, subsequentes e de especialização

No caso dos cursos concomitantes e subsequentes, será realizada uma prova objetiva, contendo 50 questões de múltipla escolha. A avaliação ocorrerá no dia 18 de junho de 2017 às 14h.

Já os candidatos aos cursos de especialização, passarão por análise documental.

As inscrições para todos os cursos devem ser feitas até 5 de junho de 2017, no site da instituição (www.ifes.edu.br). Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$68, mas é possível solicitar isenção até 25 de maio. O edital completo do processo seletivo pode ser acessado aqui (www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2167-ps-32-2017-cursos-tecnicos-e-de-especializacao-tecnica).

Processo seletivo para cursos Proeja:

O processo seletivo dos cursos do Proeja será composto destas etapas de classificação:

1. Palestra informativa, a ser realizada no dia 20 de junho, no campus Santa Teresa; nos dias 1, 7 e 8 de junho, no campus Vitória.

2. Análise socioeducacional.

3. Prova objetiva a ser realizada no dia 18 de junho. Essa etapa ocorrerá somente no caso dos cursos do campus Vitória.

4. Redação, a ser realizada no dia 18 de junho. Essa etapa ocorrerá somente no caso do curso de cadista para construção civil, no campus Vitória.

As inscrições deverão ser feitas presencialmente nos campi Vitória ou Santa Teresa, de acordo com a disponibilidade de cursos, até 5 de junho de 2017. Não será cobrada taxa de participação.

O edital completo do processo seletivo para cursos do Proeja pode ser obtido aqui (www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2168-ps-33-2017-cursos-proeja).

Demais informações sobre os cursos técnicos do Ifes podem ser obtidas no site da instituição ou por meio deste e-mail: processoseletivo@ifes.edu.br.

Por Camilla Silva



Post Comment