Enem 2017 – Novidades e Início das Inscrições





Cofira aqui as principais novidades e a data de início das inscrições para o ENEM 2017.

Para todos os alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse ano, é melhor ficar atento a algumas modificações e preparar o bolso. A taxa de inscrição para alunos que não conseguirem a isenção da mesma subiu de R$ 68,00 para R$ 82,00. O aumento foi de 21% e está publicado no edital do exame publicado nessa segunda-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou algumas mudanças que ocorrerão no Enem de 2017, que serão as seguintes: O prazo de inscrição começa no dia 08 de maio e vai até o dia 19 de maio, impreterivelmente, o aumento no valor da taxa já mencionado anteriormente, o boleto correspondente à taxa de inscrição deverá ser pago até o dia 24 de maio, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, ou seja, dias 05 e 12 de novembro.




As provas do primeiro domingo serão de linguagens, redação e ciências humanas. Os testes do dia 12 de novembro serão de matemática e ciências da natureza, com o prazo cinco horas e meia no primeiro dia e quatro horas e meia no segundo.

Os cadernos das provas terão o nome do participante na capa e no cartão de respostas definitivas. Os candidatos terão que preencher a frase de capa que está no cadernos de questões. Todos os estudantes da rede pública que estiverem cursando o último ano do ensino médio e pessoas cadastradas no sistema do governo CadÚnico terão direto a isenção da taxa de inscrição.


Todas as pessoas que forem isentadas da taxa e não comparecerem para fazer as provas sem apresentar um motivo justificável, terão o benefício negado no próximo exame. O Enem não valerá como diploma de conclusão do Ensino Médio, como era feito antes. A solicitação para tempo adicional para algum tipo de atendimento especial, deverá ser solicitado previamente durante a inscrição. Não deixe para o último dia para fazer as inscrições no Enem, pois o sistema de dados pode ficar sobrecarregado, anulando ou invalidando alguma inscrição. Boa sorte a todos os candidatos rumo a universidade.

Rodrigo Souza de Jesus



Post Comment