O Programa Universidade para Todos – PROUNI, do Ministério da Educação, oferece aos estudantes selecionados pelo programa, bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Em contrapartida, as instituições que participam do programa são agraciadas com insenções em tributos e impostos.
· Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
· Estudantes da rede pública que tenham participado da edição do Enem anterior ao processo seletivo do qual está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e que não tenha zerado na nota de redação;
· Seja de família com renda de até, no máximo, três salários mínimos por pessoa;
· Não tenha diploma de ensino superior;
· Para estudantes da rede privada os critérios de inclusão são os mesmos, o que é necessário é que comprove que tenha estudado em escolas particulares com bolsa integral durante o período que esteve cursando o ensino médio nessas instituições.
· Portadores de necessidades especiais básicas também podem participar do programa, desde que tenham estudado em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em escolas da rede privada.
· Professores da rede pública também tem direito ao programa para concorrerem exclusivamente a bolsas para o curso de Licenciatura.
Você deve se inscrever seguindo as etapas no portal do MEC destinado ao PROUNI, no site: http://prouniportal.mec.gov.br/.
Os documentos exigidos para inscrição são:
· Número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente;
· Informações de contato;
· Informações pessoais;
· Informações sobre renda e composição familiar;
· Informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o Ensino Médio;
· Até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis e de acordo com sua renda familiar bruta mensal per capita e aos demais critérios de seleção do programa.
Fique atento as chamadas no Portal do PROUNI e nas instituições de ensino escolhidas, de acordo com as datas descritas no edital, e verifique se foi selecionado para receber os benefícios do programa.
Após a seleção, você deverá comprovar suas informações na instituição selecionada, deverá comparecer a Universidade com os seguintes documentos:
· Documento de identificação original, válido e com foto;
· Cadastro de Pessoa Física – CPF;
· Comprovante de residência;
· Diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido por instituição competente;
· Comprovantes de rendimentos familiares;
· Documentação que comprove participação e requisitos mínimos no ENEM.
O tempo estimado para todo o processo de avaliação, seleção e resultados é de 1 a 3 meses.
IMPORTANTE: Durante o curso, o bolsista do PROUni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.
Elton Lúcio Rodrigues
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?