Categorias: FiesFinanciamento

Renovação do FIES – Como Fazer o Aditamento

Saiba aqui como fazer a renovação do FIES.

Você é um universitário e utiliza o benefício do FIES? Fique atento para as informações que virão a seguir, pois elas serão do seu interesse.

Se você usa o FIES, saiba que para manter seu beneficio é preciso fazer sua renovação semestral, que também é chamado de “Aditamento”.

Este aditamento é feito pelo Sistema Informatizado do FIES, o SisFIES. No entanto, existem dois modelos de contratos de financiamento, o Simplificado e o Não Simplificado.

Existe uma Comissão formada para receber estas renovações que é chamada de Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento ou CPSA, na qual solicita a renovação do seu contrato e você deverá confirmar seus dados no Sistema do FIES.

Simplificado ou Não Simplificado?

Para que você saiba se o seu aditamento é Simplificado ou Não Simplificado é preciso que as informações que você forneceu estejam corretas. Desta forma seu aditamento será confirmado entre um ou outro.

Caso suas informações tenham algum dado incorreto, é preciso se dirigir até a CPSA para que as correções sejam feitas e seja reiniciado o processo de aditamento.

Aditamento Simplificado

O Aditamento Simplificado é retirado uma via do DRM (Documento de Regularidade de Matrícula), sendo que, deverá estar assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

Aditamento Não Simplificado

É aplicável o mesmo processo do Simplificado, porém, em seguida é necessário que se dirija ao Agente Financeiro, junto com seu fiador ou representante legal (se necessário).

A formalização do aditamento deverá ser feita em até 10 (dez) dias contados, dando início no terceiro dia útil após a data em que foi confirmada a solicitação de aditamento.

Com a regularização junto ao Agente Financeiro é preciso entregar uma cópia do TA (Termo Aditivo) para a CPSA com o objetivo da finalização do processo.

Que documento levar?

Os documentos exigidos pela CPSA e pelos Bancos são: documento de identificação original, cópia e original do comprovante de residência, cópia e original do CPF, Certidão de Casamento e algum documento de identificação do conjugue e por fim cópia e original do termo de concessão ou o termo mais novo da atualização de uso da bolsa parcial do Prouni.

O fiador, além destes citados, excluindo o termo de concessão, deverá levar cópia e original dos rendimentos.

Para acompanhar os resultados do aditamento basta acessar o site SisFIES no endereço: sisfiesportal.mec.gov.br.

O artigo foi útil, compartilhe com os amigos e deixe seus comentários.

Marcio Ferraz

Compartilhe

Posts Recentes

IFES tem 1000 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Ifes anuncia 1.045 vagas em cursos técnicos gratuitos para o segundo semestre. Uma chance… Leia Mais

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais