Inscrições seguem abertas até o dia 6 de fevereiro de 2017.
Os cursos do Senai são reconhecidos em todo o país, pela excelência na capacitação de seus alunos, que sempre são destaque no preenchimento de vagas na área técnica.
O período de matrículas para o curso de Biotecnologia no Senai Paraná foi iniciado em 28 de setembro (2016) e segue até o dia 06 (fevereiro de 2017).
A duração do curso é de 4 semestres e a área de atuação é química. As aulas, que se iniciaram no mesmo dia do encerramento das matrículas, tem como base disciplinas voltadas para componentes químicos, cálculos e fórmulas.
O curso, em suma, capacita os jovens para exercer ações de cunho laboratorial e industrial, relacionadas aos assuntos biotecnológicos, seja animal ou vegetal, atuar no desenvolvimento de imunobiológicos, fazer colaborações de perícias criminais, além de fazer pesquisas com intuito de melhoramento genético.
Disciplinas do curso:
Segundo o site oficial do Senai (www.senaipr.org.br/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-biotecnologia-3-30999-301407.shtml), a grade do curso conta com as seguintes disciplinas:
- Introdução à Biotecnologia e Bioprocessos Industriais;
- Matemática;
- Química Geral;
- Química Orgânica;
- Introdução à Bioquímica;
- Microbiologia Geral;
- Biologia Molecular I;
- Físico-Química;
- Informática Básica;
- Termodinâmica;
- Estatística e Planejamento Experimental;
- Introdução à Genética;
- Biologia Molecular II;
- Processos Fermentativos Industriais: Fundamentos e Aplicações;
- Tecnologia Imunológica: Fundamentos e Aplicações;
- Esterilização de Equipamentos, Meios e Ar;
- Instrumentação e Controle em Bioprocessos;
- Tecnologia Enzimática;
- Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas;
- Biocombustíveis: Fundamentos e Tecnologia de Produção;
- Processos de Separação e Purificação de Biomoléculas.
Áreas de atuação:
No mercado de trabalho, a área química é destacada sempre como função de pessoas dotadas de grande inteligência. Um profissional dessa área possui oportunidade vasta de atuação, envolvendo o planejamento e desenvolvimento de atividades de natureza do setor, além da coordenação e supervisão da transformação e fabricação bioindustrial, fazendo gestão de sua equipe, conduzindo de forma idônea todos os processos.
A atuação de profissionais da área química pode se dar em empresas de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, além da produção de conjuntos de diagnósticos, laboratórios de controle da qualidade, indústrias e também em setor agropecuário.
Apesar de ser possível realizar a pré-matrícula pela internet, a matrícula efetiva deve ser feita na unidade do Senai de escolha do candidato.
Por Carolina De Marco Brandenbergher